Ações europeias caem com paralisação das negociações entre EUA e Irã e foco em reuniões de BCs
![]()
Por Twesha Dikshit e Avinash P
27 Abr (Reuters) - As ações europeias iniciaram a semana com fraqueza, com os investidores se preparando para uma agenda repleta de reuniões de bancos centrais, enquanto preocupações de que a paralisação das negociações de paz entre os Estados Unidos e o Irã elevaram os preços do petróleo e reduziram o apetite pelo risco.
Com os movimentos liderados pelo setor de tecnologia ajudando as ações nos EUA a atingirem seus maiores níveis históricos, a Europa, dependente de energia, ficou para trás, com várias empresas sinalizando o impacto da guerra com o Irã sobre os lucros.
"Toda semana ela (a guerra) se arrasta, toda semana ela piora a situação da Europa... Portanto, os mercados certamente estão precificando isso, e é por isso que vimos as ações dos EUA superarem o desempenho de suas rivais europeias", disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XTB.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,3%, a 608,84 pontos. O índice interrompeu uma série de quatro semanas de ganhos na semana passada, encerrando com perdas de 2,5%.
As ações dos setores de tecnologia e de bens de consumo básicos foram as que mais pesaram sobre o STOXX 600, com quedas de 1,3% e 0,5%, respectivamente, nesta segunda-feira.
O índice de petróleo e gás reverteu os ganhos anteriores e caiu 1,1%.
Com os preços do petróleo acima de US$100 por barril, os mercados prestarão muita atenção às reuniões de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra nesta semana, em busca de quaisquer sinais de que eles possam aumentar os juros para conter as pressões sobre os preços.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,56%, a 10.321,09 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,19%, a 24.083,53 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,19%, a 8.141,92 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,04%, a 47.673,91 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,01%, a 17.692,90 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,59%, a 9.177,55 pontos.
0 comentário
Dívida pública federal cai 2,34% em março e colchão de liquidez encolhe
Suspeito de ataque em jantar em Washington é acusado de tentar assassinar Trump
Trump discutiu nova proposta para Irã com assessores de segurança nacional nesta segunda-feira, diz Casa Branca
Ações europeias caem com paralisação das negociações entre EUA e Irã e foco em reuniões de BCs
Ataques israelenses atingem leste do Líbano, ampliando escopo apesar de cessar-fogo
Nações se reúnem para discutir saída dos combustíveis fósseis enquanto guerra do Irã aumenta preços