Trump diz que Irã "deveria acenar a bandeira branca da rendição"
![]()
Por Steve Holland
WASHINGTON, 5 Mai (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, desqualificou nesta terça-feira a capacidade militar do Irã e disse que Teerã "deveria acenar a bandeira branca da rendição", mas é orgulhoso demais para fazê-lo.
Trump disse aos repórteres no Salão Oval que as Forças Armadas do Irã foram reduzidas a disparar "armas de brinquedo" e que Teerã, em privado, quer fazer um acordo, apesar de suas ameaças públicas.
"Eles fazem jogo de cena, mas deixe-me dizer a vocês que eles querem fechar um acordo. E quem não gostaria, quando suas forças militares estão totalmente destruídas?", disse ele.
Trump elogiou muito o bloqueio dos EUA aos portos iranianos na região. "Ninguém vai desafiar o bloqueio. E acho que está funcionando muito bem", disse ele.
Quando perguntado sobre o que o Irã precisaria fazer para violar o cessar-fogo, Trump disse: "Bem, vocês descobrirão, porque eu os informarei... Eles sabem o que não fazer."
Trump disse que o Irã "deveria acenar a bandeira branca da rendição".
"Se isso fosse uma luta, eles parariam com isso", disse Trump.
(Reportagem de Steve Holland e Katharine Jackson)
0 comentário
Países propõem pacto de comércio eletrônico em meio a impasse na OMC envolvendo Brasil, Turquia e EUA
Ações europeias sobem com balanços positivos; tensões no Oriente Médio ficam no foco
Trump diz que Irã "deveria acenar a bandeira branca da rendição"
Ata do Copom reforça cautela com inflação acima da meta
BC diz que guerra no Irã pode ter materializado riscos para inflação e vê maior chance de impactos duradouros
Trégua no Oriente Médio fica em dúvida enquanto EUA e Irã lutam por controle do Estreito de Ormuz