Trump diz que Irã "deveria acenar a bandeira branca da rendição"

Publicado em 05/05/2026 13:17 e atualizado em 05/05/2026 13:53

Logotipo Reuters

 

Por Steve Holland

WASHINGTON, 5 Mai (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, desqualificou nesta terça-feira a capacidade militar do Irã e disse que Teerã "deveria acenar a bandeira branca da rendição", mas é orgulhoso demais para fazê-lo.

Trump disse aos repórteres no Salão Oval que as Forças Armadas do Irã foram reduzidas a disparar "armas de brinquedo" e que Teerã, em privado, quer fazer um acordo, apesar de suas ameaças públicas.

"Eles fazem jogo de cena, mas deixe-me dizer a vocês que eles querem fechar um acordo. E quem não gostaria, quando suas forças militares estão totalmente destruídas?", disse ele.

Trump elogiou muito o bloqueio dos EUA aos portos iranianos na região. "Ninguém vai desafiar o bloqueio. E acho que está funcionando muito bem", disse ele.

Quando perguntado sobre o que o Irã precisaria fazer para violar o cessar-fogo, Trump disse: "Bem, vocês descobrirão, porque eu os informarei... Eles sabem o que não fazer."

Trump disse que o Irã "deveria acenar a bandeira branca da rendição".

"Se isso fosse uma luta, eles parariam com isso", disse Trump.

(Reportagem de Steve Holland e Katharine Jackson)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário