Ações europeias atingem mínima de uma semana com agravamento de riscos no Oriente Médio

Publicado em 01/06/2026 13:51 e atualizado em 01/06/2026 14:31

Logotipo Reuters

 

Por Johann M Cherian e Utkarsh Hathi e Ragini Mathur

1 Jun (Reuters) - As ações europeias caíram nesta segunda-feira uma vez que a escalada das tensões no Oriente Médio diminuíram as expectativas de uma solução no curto prazo para a guerra no Irã, enquanto os investidores também digeriram notícias sobre negociações envolvendo a britânica easyJet.

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou com queda de 0,8%, atingindo a mínima de mais de uma semana de 621,24.

O índice de referência abriu com fraqueza depois que os Estados Unidos e o Irã disseram que haviam trocado tiros no fim de semana, com as perdas se aprofundando depois que a agência de notícias iraniana Tasnim informou que Teerã interrompeu as negociações com Washington devido aos ataques ao Líbano.

A Tasnim também informou que o Irã e sua aliada "Frente de Resistência" estavam considerando medidas para bloquear o Estreito de Ormuz e interromper outras vias navegáveis importantes, incluindo o Estreito de Bab el-Mandeb. Os preços do petróleo bruto subiram mais de 6,5%, aumentando as preocupações da Europa, que depende de energia.

"Os mercados sabem que os estoques de petróleo estão se esgotando rapidamente. E as suposições otimistas em torno da renovação da oferta envolvem a abertura do estreito até junho, mas essa abertura não está à vista, e a cada dia o ponto crítico se aproxima", disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado do IG Group.

A maioria dos principais setores terminou em território negativo. As ações do setor de energia, por outro lado, subiram 1,7%.

Entre as notícias de fusões e aquisições, a easyJet saltou 10% depois que a Castlelake disse que estava considerando uma possível oferta de aquisição, com a companhia aérea britânica de baixo custo chamando o momento da empresa de investimentos dos EUA de "altamente oportunista", dado o impacto da guerra no Irã.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,68%, a 10.338,95 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,40%, a 25.003,04 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,45%, a 8.146,59 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,52%, a 49.775,16 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,97%, a 18.184,90 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,27%, a 8.960,94 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário