Ações europeias avançam com recuperação do setor de luxo mesmo com persistência dos riscos de guerra
![]()
Por Tharuniyaa Lakshmi e Johann M Cherian e Niket Nishant
15 Jul (Reuters) - As ações europeias encerraram a quarta-feira com ganhos modestos já que uma forte recuperação do setor de luxo compensou a fraqueza das ações das empresas de telecomunicações e tecnologia, enquanto a escalada das tensões no Oriente Médio continuou a pesar sobre o ânimo do mercado.
O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,12%, para 642,84 pontos.
Os investidores esperavam que o início da temporada de balanços nesta semana desviasse a atenção da geopolítica e a voltasse para os fundamentos corporativos, dando um novo impulso às ações.
Mas o STOXX 600 acumula ganhos de apenas 0,27% até agora nesta semana, e a ASML fechou o dia com queda de 0,41%, apagando os ganhos obtidos mais cedo no pregão apesar de ter elevado suas previsões de vendas para 2026.
Embora várias empresas de grande porte ainda não tenham divulgado seus resultados, o otimismo limitado nos mercados nesta quarta-feira ilustra o desafio que as empresas precisam superar para atrair investidores para o mercado de ações, especialmente enquanto o conflito entre os EUA e o Irã continua acirrado.
“Embora haja algumas boas notícias sobre lucros e notícias positivas para algumas ações na Europa, o panorama geral é de que podemos estar um pouco mais na defensiva, simplesmente por causa do risco geopolítico mais uma vez”, disse Michael Metcalfe, chefe de estratégia macroeconômica da State Street.
Os EUA realizaram uma nova onda de ataques contra o Irã, enquanto Teerã ameaçou interromper ainda mais as exportações regionais de energia.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,13%, a 10.515,92 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,59%, a 24.999,53 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,19%, a 8.382,43 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,85%, a 52.411,25 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,42%, a 19.275,50 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,46%, a 9.084,95 pontos.
0 comentário
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
Governo passa a ver inflação acima de 5% em 2026
Ações europeias avançam com recuperação do setor de luxo mesmo com persistência dos riscos de guerra
Se confirmado tarifaço dos EUA, governo avaliará setores afetados e atuará com compromisso fiscal, diz Durigan
MP da dívida rural será editada nesta quarta, prevendo juros de até 12%, diz Durigan
EUA sinalizam imposição de novas tarifas ao Brasil, mas podem ampliar lista de exceções