Lógico que estou preocupado com aumento da dívida pública, diz Lula

Publicado em 15/10/2026 22:33 | Atualizado em 16/10/2026 07:39

Logotipo Reuters

 

15 Out (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu nesta quinta-feira que tem preocupação com o aumento da dívida pública e defendeu o crescimento econômico como forma de resolver o problema fiscal.

O presidente afirmou ainda, em entrevista à TV Globo, que sabe que se as contas públicas saírem do controle, os mais pobres sofrerão as consequências com mais intensidade.

"Você acha que eu não estou preocupado? É lógico que eu estou preocupado. Eu criei uma família com 5 filhos, eu sei o que é dívida", disse Lula, na entrevista.

"Eu trato com muito respeito essa questão da dívida, eu não quero que a dívida cresça", acrescentou.

No final de agosto, em entrevista ao Jornal Nacional, Lula havia afirmado que a dívida pública não era motivo de preocupação e que o país deve registrar superávit fiscal neste ano.

A condução da situação fiscal do país é um dos pontos levantados por críticos ao presidente, que tenta a reeleição em disputa com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os dois se enfrentam nas urnas no dia 25 deste mês, quando ocorrem as votações do segundo turno.

Dado divulgado pelo Banco Central no fim de setembro aponta que a dívida bruta do Brasil subiu a 82,9% do PIB em agosto.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina MarcelloEdição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário