EUA exportam recorde de soja; estoques de milho acumulam

Publicado em 09/04/2010 13:21
Um relatório do governo dos Estados Unidos previu recorde de exportações de soja do país neste ano comercial enquanto um aumento menor que o esperado dos acúmulo de estoques de milho deve elevar os futuros do grão na bolsa de Chicago.

De acordo com dados publicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na manhã desta sexta-feira, as exportações de soja vão chegar ao recorde de 1,445 bilhão de bushels em 2009/10, enquanto o excedente de milho vai crescer para 1,899 bilhão de bushels, o que pode ser o maior patamar em quatro anos.

"Eu não vejo qualquer razão para levar esse mercado para baixo", disse Jack Scoville, analsita da The Price Futures Group.

"Ainda há muitos estoques finais para trigo e milho (dos EUA)", acrescentou ele.

O USDA informou que a forte demanda exportadora durante maro deve levar as exportações norte-americanas de soja para uma de 13 por cento em relação ao recorde registrado em 2008/09. Este é o oitavo mês seguido que o USDA eleva suas previsões.

Os estoques finais de soja devem chegar a 190 milhões de bushels, três semanas de oferta, comparado com expectativas do mercado de 208 milhões de bushels.

No entanto, traders disseram que os ganhos podem ser limitados pelo aumento da já robusta safra na America do Sul.

Criadores vão utilizar menos milho que o esperado, disse o USDA, portanto os estoques finais do grão deve ficar 100 milhões de bushels acima do registrado no mês anterior. Traders estimam em 1,922 bilhão de bushels. O ano comercial para soja e milho termina em 31 de agosto.

Um revigoramento nas exportações de trigo e no uso de ração vai reduzir o excedente do trigo, agora previsto em 950 milhões de bushels em 31 de maio, 45 por cento superior no ano e o maior em uma década.

Traders esperam um número final de 992 milhões de bushels.

Em maio, o USDA vai divulgar sua primeira previsão da safra de inverno de trigo deste ano e das safras de milho, trigo e soja deste ano.

O USDA também reduziu o tamanho da safra de algodão 2009 em 2 por cento, ou 251 mil fardos, para 12,15 milhões de fardos pesando 218 quilos cada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário