Banco Popular da China aumenta as taxas de juros pela segunda vez

Publicado em 27/12/2010 12:08 e atualizado em 27/12/2010 13:51 273 exibições

O Banco Popular da China informou na noite do sábado, dia 25, que elevou a taxa básica de juros em 25 pontos base para 5,81% e a taxa de depósito de referência em 25 pontos base para 2,75%.

O Banco Central disse em um comunicado em seu site que o último aumento das taxas foi efetivado neste domingo. A mudança veio depois de Pequim anunciar, em dezembro, que o país estava caminhando para uma política monetária mais "prudente".

Analistas disseram que essa alteração, juntamente com um recente compromisso dos líderes do governo para tornar o combate à inflação uma prioridade para 2011, pode abrir caminho para mais aumentos de juros e controle de empréstimos.

"Este aumento da taxa demonstra a determinação das autoridades chinesas em manter a inflação sob controle", disse Wang Qing, economista do Morgan Stanley em Hong Kong. "Comparado a subida das taxas no início do próximo ano, uma subida das taxas antes do final do ano terá um impacto maior no ajuste econômico", disse.

O Banco Central disse na sexta-feira que vai implantar uma série de instrumentos políticos para evitar pressões inflacionárias e as bolhas de ativos.

Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário