BB propõe seguro obrigatório para financiamento rural

Publicado em 08/07/2011 09:02
Produtores rurais que obtiverem financiamento subsidiado pelo governo devem contratar seguro para sua produção, essa é a proposta do Banco do Brasil encaminhada pelo seu vice-presidente de agronegócios, Osmar Dias, à equipe econômica. Segundo ele, o risco da operação deve ser dos bancos (públicos e privados), apesar do recurso ser proveniente do Tesouro Nacional. A proposta encontra resistência no Ministério da Fazenda.

"Talvez não seja uma proposta muito simpática, nem para os produtores, mas periodicamente o Brasil está renegociando as dívidas", afirmou Dias. Para ele, a medida poderá baratear a contratação do seguro, devido ao aumento de contratantes.

O modelo do seguro é o que foi lançado para o Plano Safra 2011/2012. Em parceria com a Mapfre, o BB disponibilizará para o produtor o ressarcimento da redução de receitas causadas pela variação do preço no mercado e dará uma garantia do pagamento da diferença de faturamento ocasionada por eventos climáticos.

Como projeto piloto, o seguro será ofertado apenas para os produtores de soja. A expectativa é de que os produtores de milho tenham acesso ao produto na próxima safra. "Estamos garantindo 70% do faturamento que o produtor teria se tudo ocorresse bem com clima e preço. Geralmente são 70% apenas do custo", comentou o vice-presidente.

Com estimativa de atingir R$ 500 milhões, o seguro terá com isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e subsídio federal, em média de 50% do valor do prêmio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário