FINANCEIRO: Expectativas para Zona do Euro são positivas e mercado tem dia mais tranquilo

Publicado em 21/10/2011 09:21
O mercado financeiro parece estar vivendo um dia melhor nesta sexta-feira. Ontem, o parlamento grego aprovou, em uma votação apertada, o pacote de austeridade para o país, reforçando as boas expectativas para uma solução para a crise da dívida e bancária nos próximos dias. As esperanças existem mesmo sabendo que essas medidas poderiam não ser concretizadas na reunião da cúpula do G-20 que acontece neste dominfgo (23).

Na notícia do site do Estado de S. Paulo sobre o bom desempenho das bolsas de valores da Europa, a informação é de que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeram um plano abrangente e uma resposta global durante o encontro que derverá ser concretizada e anunciada até quarta-feira. Isso deve acontecer mesmo frente aos boatos de um desacordo entre os dois líderes.

Por outro lado, a Reuters noticiou nesta sexta-feira que a agência Standard & Poors informou que cinco nações europeias, incluindo a França, podem ter suas notas de crédito rebaixadas caso a região entre em uma fase de recessão e haja ainda aumento dos custos de financiamentos dos governos.

Veja o que dizem os veículos de comunicação sobre o mercado financeiro nesta sexta-feira:
(clique nos títulos para ler as notícias na íntegra):

>> Na Reuters: Bolsas europeias operam em alta à espera de cúpula da UE

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, após a queda da véspera, com esperança de que surjam decisões para resolver a crise de dívida da zona do euro durante a cúpula de líderes da União Europeia, (UE) no domingo. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, operava em alta de 0,81%, a 961 pontos, às 7h47 (de Brasília), após recuo de 1,4% no último pregão.

Embora investidores esperem que os europeus façam progresso durante as reuniões, em direção a um plano para conter a crise de dívida, França e Alemanha disseram que nenhuma decisão será adotada até uma segunda reunião, na quarta-feira.

>> No Estadão: Bolsas na Europa sobem e euro fica estável com otimismo

Os índices acionários da Europa registram desempenho positivo na sua maioria, conduzidos por bancos, enquanto o euro opera perto da estabilidade, em meio a esperanças de que os líderes europeus podem encontrar uma solução para a crise da dívida e bancária nos próximos dias, mesmo se um acordo não for alcançado na cúpula da União Europeia (UE) durante o fim de semana.

Apesar dos relatos de um desacordo entre a Alemanha e a França ontem sobre os detalhes da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), líderes de ambas as nações prometeram criar um plano abrangente na segunda cúpula da UE para ser apresentado até a quarta-feira da próxima semana pelo menos.

>> No Valor: Fundo de resgate europeu é muito pequeno, diz diretor-gerente da Fitch

O diretor-gerente do grupo Fitch, David Riley, sugeriu que o Banco Central Europeu (BCE) desempenhe um papel mais amplo no tratamento contra a crise da dívida da região do euro. "O EFSF [Fundo Europeu de Estabilidade Financeira] é muito pequeno", disse em conferência. "O BCE é a única entidade creditícia crível de último recurso", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário