Na Folha: Governo vai alterar regra de demarcação de área indígena

Publicado em 09/05/2013 10:17
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, criticou ontem a Funai por falhas no processo de demarcação de terras indígenas e afirmou que o governo prepara um novo modelo de delimitação das áreas, em que outros órgãos do governo serão ouvidos. A ministra compareceu a uma sessão tensa da Comissão de Agricultura da Câmara, convocada pela bancada ruralista, que acusa a Funai (Fundação Nacional do Índio) de fraudar laudos e inflar conflitos entre índios e produtores. Já os indígenas reclamam da demora na demarcação.

Veja a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

No Estadão: Governo quer mudanças em demarcação de terras indígenas

O governo prepara um pacote de mudanças nos processos de demarcação de terras indígenas que esvazia o papel da Fundação Nacional do Índio (Funai) e contempla setores ligados a ruralistas. Convocada por parlamentares ruralistas para dar explicações na Comissão de Agricultura da Câmara sobre a política indigenista do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann falou ontem sobre essas mudanças, que envolvem sobretudo a identificação e demarcação de novas reservas. De acordo com a ministra, além dos laudos antropológicos elaborados pela Funai, a União também deverá levar em conta mapas sobre estrutura fundiária e produção agropecuária elaborados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, e dados sobre áreas urbanas do Ministério das Cidades.

Veja a notícia na íntegra no site do Estadão
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo + Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Os Cartórios vão continuar faturando este absurdo pra autenticar uma propriedade? "Quem não registra não é dono!" Agora fica assim: "Quem registra não é dono..."

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    AS ELEIÇOES ESTÃO CHEGANDO ACORDA POVO CONTRA ESSES DESMANDOS E IRESPONSABILIDADE CUBA NEM VENEZUELA NÃO É AQUI.

    0