FPA protocola CPI da Funai; instalação dependerá do presidente da Câmara

Publicado em 15/05/2013 16:56

Nesta quarta-feira (15), os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária protocolaram a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra possíveis ações irregulares da Funai (Fundação Nacional do Índio) nos processos de demarcação e terras indígenas. 

A denúncia do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) é de que a entidade estaria utilizando informações falsas em seus laudos antropológicos e relatos orais. 

Esse pedido entra agora em uma fila onde já há outros 11 pleitos de investigação e, segundo o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), a aprovação e o início dos trabalhos depende agora somente de uma decisão política do presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves. 

Ainda de acordo com Goergen, o setor agora deve se mobilizar e tentar mostrar ao presidente da Câmara a necessidade da maior transparência no processo de demarcação de terras indígenas, além das irregularidades na gestão da Funai. 

"A injustiça é muito grande e nós queremos saber quem são os ganhadores com essas homologações de terras, porque os produtores não têm participado dessas vitórias", disse o deputado. 

A CPI é subscrita pelos deputados Jerônimo Goergen (PP-RS), Alceu Moreira (PMDB-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Nilson Leitão (PSDB-MT) e Valdir Colatto (PMDB-SC). Os parlamentares exigem a apuração do avanço da Funai sobre terras produtivas, cujos proprietários detêm títulos de posse seculares. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    A história das CPIs é uma piada velha, mas ainda é engraçada! Quando se está na oposição, quer-se instalar CPI por todo lado; quando se está no governo, "credo em cruz CPI"! Vamos analisar esse governo que está aí a dez anos! Para instalar a CPI do mensalão foi preciso que o pai do mensalão ficasse de fora, só assim se instalaria. E assim foi feito. Agora vem o presidente da Câmara dos deputados dizer que só se instala a CPI da FUNAI em último caso. ISSO É MEDO DA VERDADE... Jesus, diante de Pilatos disse "quem é da verdade ouve a minha voz" e o Brasil quer ouvir a voz da verdade. Pilatos tinha medo da verdade por medo de se contrapor ao poder; quem tem poder sem rascunhos, não precisa temer a verdade. Oh! presidente Henrique Alves, o povo quer a verdade sobre a CPI da FUNAI!

    0
  • Adson Martins Amambaí - MS

    ola, cade os deputados do MS pra assinar esta CPI????

    o estado é uns dos mais problemáticos com relação a questão indígenas ou "sera que estão de olho nos votos... é melhor ficar em cima do muro..." toma frente das causas seus ....!!!!

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    alo povo brasileiro alo agricultores vamos jogar aagua fria na eleisão ano que vem porque injustiça e comunismo não é aqui é la em cuba e venezuela.

    0
  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    A situação está começando a sair do controle,, vejam o que aconteceu hoje em uma fazenda em Sidrolândia,, está mais do que na hora de agir e jogar água na fogueira senão.........Alô Presidência da República,, alô Ministério da Justiça,, alô Funai.

    0