FPA protocola CPI da Funai; instalação dependerá do presidente da Câmara

Publicado em 15/05/2013 16:56 675 exibições

Nesta quarta-feira (15), os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária protocolaram a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra possíveis ações irregulares da Funai (Fundação Nacional do Índio) nos processos de demarcação e terras indígenas. 

A denúncia do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) é de que a entidade estaria utilizando informações falsas em seus laudos antropológicos e relatos orais. 

Esse pedido entra agora em uma fila onde já há outros 11 pleitos de investigação e, segundo o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), a aprovação e o início dos trabalhos depende agora somente de uma decisão política do presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves. 

Ainda de acordo com Goergen, o setor agora deve se mobilizar e tentar mostrar ao presidente da Câmara a necessidade da maior transparência no processo de demarcação de terras indígenas, além das irregularidades na gestão da Funai. 

"A injustiça é muito grande e nós queremos saber quem são os ganhadores com essas homologações de terras, porque os produtores não têm participado dessas vitórias", disse o deputado. 

A CPI é subscrita pelos deputados Jerônimo Goergen (PP-RS), Alceu Moreira (PMDB-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Nilson Leitão (PSDB-MT) e Valdir Colatto (PMDB-SC). Os parlamentares exigem a apuração do avanço da Funai sobre terras produtivas, cujos proprietários detêm títulos de posse seculares. 

Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

4 comentários

  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    A história das CPIs é uma piada velha, mas ainda é engraçada! Quando se está na oposição, quer-se instalar CPI por todo lado; quando se está no governo, "credo em cruz CPI"! Vamos analisar esse governo que está aí a dez anos! Para instalar a CPI do mensalão foi preciso que o pai do mensalão ficasse de fora, só assim se instalaria. E assim foi feito. Agora vem o presidente da Câmara dos deputados dizer que só se instala a CPI da FUNAI em último caso. ISSO É MEDO DA VERDADE... Jesus, diante de Pilatos disse "quem é da verdade ouve a minha voz" e o Brasil quer ouvir a voz da verdade. Pilatos tinha medo da verdade por medo de se contrapor ao poder; quem tem poder sem rascunhos, não precisa temer a verdade. Oh! presidente Henrique Alves, o povo quer a verdade sobre a CPI da FUNAI!

    0
  • Adson Martins Amambaí - MS

    ola, cade os deputados do MS pra assinar esta CPI????

    o estado é uns dos mais problemáticos com relação a questão indígenas ou "sera que estão de olho nos votos... é melhor ficar em cima do muro..." toma frente das causas seus ....!!!!

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    alo povo brasileiro alo agricultores vamos jogar aagua fria na eleisão ano que vem porque injustiça e comunismo não é aqui é la em cuba e venezuela.

    0
  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    A situação está começando a sair do controle,, vejam o que aconteceu hoje em uma fazenda em Sidrolândia,, está mais do que na hora de agir e jogar água na fogueira senão.........Alô Presidência da República,, alô Ministério da Justiça,, alô Funai.

    0