Terras indígenas: Terenas invadem a 67ª propriedade em MS
Aproximadamente 40 indígenas de etnia terena invadiram a fazenda São Pedro do Paratudal, em Miranda (MS). A propriedade de Pedro Paulo Pedrossian, filho do ex-governador do Estado, foi invadida na madrugada dessa segunda-feira (8), quando os proprietários estavam na cidade. Um boletim de ocorrência foi registrado e cinco trabalhadores rurais estão no local para proteger 600 cabeças de gado.
“Já tivemos propriedades invadidas na região e nos antecipamos nas ações”, afirma Pedrossian, que tem em mãos um ofício emitido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que garante a legalidade da fazenda. Segundo o proprietário, o ofício foi entregue para representantes da Advocacia Geral da União (AGU), para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para a Polícia Federal.
Levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) mostra que São Pedro Paratudal é a 67ª propriedade invadida em Mato Grosso do Sul e a quarta no município de Miranda. A primeira invasão em propriedade privada registrada naquele município foi no ano de 2008.
Grupo do Ministério da Justiça sugere saídas para crise com índios
O grupo de trabalho designado pelo Ministério da Justiça para a definição de áreas prioritárias a serem compradas pelo Governo Federal - para a criação ou ampliação de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul - elaborou esta semana uma carta de sugestões as quais serão avaliadas na reunião geral que acontecerá na semana que vem, em data a ser marcada. Entre as recomendações está a de que propriedades privadas invadidas a partir de julho de 2013, ou mesmo que sem palco de violência, fiquem excluídas da análise de compra por parte do poder público.
Leia a notícia na íntegra no site da Pecuária.com.br.
1 comentário
Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale após se aproximar de 124 mil pontos
Denúncia sobre irregularidade na Funai na emissão de certidão de nascimento para indígenas paraguaios no Paraná gera reação da FPA
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
alexandre janene costa Londrina - PR
Engraçado , só invadem propriedade de político!
Pense nisso!