Pequenos produtores têm noite de terror no sul da Bahia
As invasões de propriedades rurais por índios Tupinambás no Sul da Bahia continuam e a situação fica cada vez mais tensa na região. Segundo a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Ilhéus, Una e Buerarema, os índios invadiram mais duas pequenas propriedades no município de São José da Vitória na noite desta terça-feira (20).
Os moradores foram obrigados a sair de suas casas às pressas, impossibilitados até de levar os seus pertences. Sem moradia, as famílias passaram a noite na rua.
Além das invasões, os indígenas ameaçam a população local com pedágios nas estradas e assaltos. Moradores de São José da Vitória, revoltados, incendiaram três veículos pertencente à Funai e aos Governos Estadual e Federal.
Diante da confusão, a associação dos pequenos produtores acionou a Polícia Federal que alegou impotência para conter as manifestações tanto por parte dos índios quanto por parte dos moradores da região.
Um protesto está sendo programado por produtores rurais de Ilhéus para ainda esta semana para chamar a atenção das autoridades.
1 comentário
Indígenas marcham em Brasília e bloqueiam vias contra marco temporal
Ministro da Justiça anuncia demarcação de 7 novos territórios indígenas no Estado de São Paulo
Em resposta aos conflitos no campo, FPA apresenta projeto para garantir segurança jurídica à população rural
FPA: Conflitos por invasões em Guaíra e Terra Roxa (PR) aumentam o risco de morte entre indígenas e produtores
Audiência sela acordo de conciliação que envolve demarcação de terras no Mato Grosso do Sul
FPA: Lucio Mosquini defende continuidade do debate de conciliação no STF sobre o Marco Temporal
JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS
Isso é quadrilha, são crimonisos!Imaginem com a MARINA?... esta Terra foi conquistada da mesma forma que os indios(?) estão à fazer agora, portanto comessou a GERRA.