Ruralistas e ministro do STF discutirão questões indígenas nesta segunda-feira (9)

Publicado em 06/09/2013 14:59 e atualizado em 06/09/2013 15:29

A Frente Parlamentar da Agropecuária se reúne na segunda-feira (9), às 16h20, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso para tratar de temas relacionados à questão indígena no Brasil. A audiência será no gabinete do ministro, no STF.

Entre os assuntos que serão discutidos está o mandado de segurança das frentes parlamentares de Apoio aos Povos Indígenas e de Defesa dos Direitos Humanos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere para o Legislativo o poder de decidir sobre a homologação das terras indígenas.

Assinado por 22 parlamentares, o mandado de segurança tem o objetivo de impedir a tramitação da proposta, considerada inconstitucional pelo grupo, por ferir cláusulas que não poderiam ser mudadas. Para eles, a proposta tende a abolir direitos e garantias individuais das populações indígenas previstos pela Constituição.

Já os ruralistas defendem que o Congresso participe do processo de homologação das demarcações de terras indígenas. Dessa forma, segundo a bancada, o processo seria mais “democrático, transparente, sem ranços ideológicos, religiosos e preconceituosos.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    o governo ta muito preocupado com os EUA que devem estar sabendo de muitas falcatroas da ptzada e ta se borrando todo tomara que eles abram o que é o governo brasileiro

    0