STF retoma nesta 4ª feira julgamento do marco temporal em demarcações de terras indígenas

Publicado em 01/09/2021 08:58
FPA e CNA reforçam necessidade de segurança jurídica aos produtores rurais com decisão; Estadão não vê perspectiva de quando o processo será concluído

Logotipo Notícias Agrícolas

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quarta-feira (1º) o julgamento de aplicação do marco temporal das terras indígenas no país, que pode alterar o domínio de terras no país. O relator do caso é o ministro Edson Fachin.

Segundo apuração do Estadão, o caso deverá ter votação iniciada, mas não há perspectiva de quando o processo será concluído. Inclusive, pode ser que a Corte peça mais tempo para análise.

Na Constituição de 1988, está estabelecido que os indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam na data da promulgação. No entanto, o Ministério Público Federal e ONGS indigenistas querem que o STF revogue o marco.

A decisão estava marcada inicialmente para o início de julho, mas foi adiada para a semana passada e, agora, ficou para esta quarta-feira.

Em entrevista para a CNN nesta quarta, Rudy Ferraz, chefe da assessoria jurídica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), disse que a validação da tese do marco é necessária para dar segurança jurídica.

"Não podemos viver numa insegurança completa, com a possibilidade de qualquer título, daqui a 10 ou 20 anos, ser anulado porque alguém no passado falou que havia possibilidade de ter terra indígena ali", disse.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou nota em que também alerta para a necessidade de seguranças social e jurídica no campo.

"Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a FPA não é contra o direito indígena. Defendemos o direito de propriedade e a indenização justa aos proprietários rurais que tenham suas terras demarcadas, além da segurança jurídica como fonte de credibilidade na atração de investimentos e do desenvolvimento brasileiro. Um direito não pode se sobrepor ao outro", reportou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário