PF deflagra operação de combate a garimpos ilegais em terra indígena no Mato Grosso

Publicado em 28/09/2021 13:37

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma operação de combate à extração ilegal de minérios na Terra Indígena Sararé, que fica na região de Pontes e Lacerda em Mato Grosso.

Na terceira fase da operação Alfeu, a ação envolve um efetivo de aproximadamente 100 servidores, com representantes do Ibama, da Força Nacional, do Exército, da Polícia Rodoviária Federal e da Funai, além do uso de drones e imagens de satélites.

Em comunicado, a PF citou que em março passado a Justiça havia determinado a desocupação do garimpo na Terra Indígena Sararé.

"No entanto, através de imagens de satélite, a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando assim de nova intervenção policial no local."

Segundo a corporação, as ações desta terça "obtiveram êxito em inutilizar o maquinário utilizado na atividade ilegal". As equipes também vão fiscalizar os garimpos Babalu e Cooper Pontes.

"A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos na operação permanecerão no local até a desarticulação completa dos garimpos para garantir o encerramento da atuação garimpeira ilegal na região", destacou.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário