Senado aprova projeto que autoriza linhas de transmissão em terras indígenas

Publicado em 05/05/2022 08:26

Logotipo Reuters

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei complementar que autoriza a passagem de linhas de transmissão por terras indígenas, afetando diretamente imbróglio envolvendo o chamado Linhão de Tucuruí, que ligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional de Energia.

O texto do projeto aprovado nesta quarta-feira, que segue agora para análise da Câmara dos Deputados, estabelece que "é de relevante interesse público da União a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas, sempre que nas análises sejam observadas desproporcionalidades nos custos econômicos, financeiros e socioambientais das alternativas técnicas e locacionais, nos termos do regulamento".

O texto também prevê que as comunidades indígenas cujas terras sejam diretamente afetadas deverão ser previamente à implantação do empreendimento ouvidas.

A chamada declaração de relevante interesse público para a passagem das linhas de transmissão ocorrerá por meio de decreto do presidente da República. Também assegura indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas a essas comunidades indígenas afetadas. A oitiva das comunidades indígenas e o cálculo da indenização serão regulamentados pelo Executivo.

O relator da proposta, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), citou um de seus relatórios a importância da proposta para o Linhão de Tucuruí.

"Essa obra de infraestrutura é considerada imprescindível para os 500 mil habitantes do Estado, que passarão a dispor de uma energia muito mais barata e menos poluente, e com fornecimento estável", acrescentando que o linhão com extensão de mais de 700 km pretende levar energia de Manaus até Boa Vista, cruzando por cerca de 122 km da Terra Indígena Waimiri-Atroari.

"Essa linha de transmissão é importante para o Brasil e estratégica para Roraima, que hoje depende de um fornecimento incerto de energia vinda da Venezuela e de cinco termelétricas. Os apagões são frequentes. Uma vez inserida no Sistema Integrado Nacional, a população de Roraima disporá de uma fonte de energia mais barata, mais limpa, mais confiável", argumentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário