CCJ do Senado aprova projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas

Publicado em 27/09/2023 14:35

Logotipo Reuters

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) -A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que estabelece o dia da promulgação da Constituição Federal -- 5 de outubro de 1988 -- como data de corte para a demarcação de terras indígenas, o chamado marco temporal.

Por 16 votos a 10, a CCJ aprovou o texto-base e concluiu pela constitucionalidade, regimentalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do projeto. De maneira simbólica, integrantes da comissão rejeitaram uma emenda que visava aumentar a proteção a povos isolados e logo em seguida aprovaram um requerimento de urgência, manobra regimental que dá celeridade à tramitação da proposta.

O relator do projeto, senador Marcos Rogério (PL-RO), tem a intenção de levar o assunto ao plenário do Senado ainda nesta quarta-feira, mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a tese do marco temporal na semana passada, deve modular os votos dos ministros para definir, entre outros pontos, indenizações a proprietários que tenham de ceder suas terras para a demarcação de territórios indígenas.

Para Rogério, não há espaço para considerar o projeto inconstitucional, mesmo que a suprema corte já tenha se manifestado em sentido contrário.

"Inicialmente, ressalte-se que o legislador não é constitucionalmente obrigado a adotar os mesmos entendimentos do Supremo Tribunal Federal, já que o efeito vinculante ... não é oponível às atividades legislativas em sentido estrito", sustenta Rogério, no parecer.

"Apesar disso, e não obstante inexista, numa democracia, 'última palavra' sobre tema algum, é relevante reconhecer que o PL em análise praticamente apenas positiva, explicita em lei o entendimento adotado pelo STF nos paradigmáticos julgamentos do caso Raposa Serra do Sol", disse.

Defensores do marco temporal têm citado esse entendimento do Supremo como argumento para corroborar a tese da data de corte de 5 de outubro de 1988.

"Esse elemento é relevante para excluir qualquer alegação de que o chamado marco temporal seria inconstitucional, ou estaria em desacordo com o art. 231 da CF", afirmou Rogério, referindo-se a artigo do texto constitucional dedicado aos povos indígenas.

Aliada a outros setores mais conservadores do Congresso, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) encampou uma nova estratégia para reagir à decisão do STF da última semana. Além do projeto de lei votado nesta quarta, a bancada patrocina duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC): uma, em tramitação no Senado, que altera a Constituição para deixar o marco temporal claro no texto, e outra, na Câmara, que trata da indenização prévia a proprietários de terras desapropriadas.

(Reportagem de Maria Carolina MarcelloEdição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário