Produtor de MS tem monitores e antenas de colheitadeiras, pulverizadores e tratores furtados prestes a começar a colheita

Publicado em 02/02/2022 18:18 e atualizado em 21/02/2022 11:18

Logotipo Notícias Agrícolas

Um produtor rural de Mato Grosso do Sul sofreu um furto de todos os monitores e antenas - partes do sistema de GPS - de seu maquinário agrícola nesta semana, contabilizando um prejuízo de quase R$ 1 milhão. Os itens foram roubados de quatro colheitadeiras, cinco pulverizadores e sete tratores. 

Segundo o produtor, que preferiu não se identificar, suas máquinas estavam dentro do barracão, na sede da propriedade, e dos equipamentos levados pelos bandidos apenas uma parte deles tinha seguro. A perícia esteve no local, mas não encontrou digitais que pudessem levar a uma possível identificação. 

Todavia, a Deleagro (Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) de Mato Grosso do Sul identificou os rastros deixados pelos ladrões e estão dando andamento à perícia. 

O agricultor estava prestes a dar início à colheita da safra 2021/22, o que agrava ainda mais os prejuízos que pode sofrer com um crime como este. Mato Grosso do Sul já amarga perdas agressivas em sua safra de grãos de verão, principalmente a soja, por conta da estiagem que registrou nesta temporada e a perda de uma janela ideal para os trabalhos de campo pode piorar a situação, inclusive atrasando o início do plantio da segunda safra de milho. 

Segundo o especialista em segurança no agronegócio, Carlos Zumerle, diversas ações que ainda não são tomadas por produtores rurais do Brasil todo poderiam já estar em suas rotinas e evitar crimes como estes. Zumerle cita instalações adequadas para a frota de máquinas, sistemas simples de alarmes e uma estrutura eficiente que, inclusive, mande sinais para fora da propriedade para que as medidas seguintes possam ser eficientes. 

"É preciso fazer um diagnóstico de segurança, mas mais do que isso, uma consciência de segurança no campo", alerta. 

Uma pesquisa feita pela equipe do especialista mostra que 94,4% das pessoas entrevistadas afirmaram que não tiveram seus itens recuperados, e em casos como estes do produtor de Mato Grosso do Sul, prestes a dar início à colheita de uma safra já difícil, o momento pode ser ainda mais difícil. O mesmo levantamento apontou ainda que de 80 produtores pesquisados, 43,8% deles não possui algum sistema de segurança em suas propriedades. 

Os crimes no campo ainda acontecem, são mais frequentes do que as manchetes e o Notícias Agrícolas tem aberto mais espaço para que os debates sobre o atual momento e o futuro da segurança no campo tenham mais espaço e possam trazer mais resultados positivos aos produtores brasileiros. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário