Avanço da colheita da soja está limitado no MT por conta do excesso de chuvas

Publicado em 16/01/2012 07:16 1394 exibições
O avanço da colheita da soja está limitado no Maro Grosso por conta do excesso de chuvas. As informações são do Imea (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária). A safra do estado deve atingir 22,16 milhões de toneladas ante as 20,5 milhõs colhidas na safra anterior.

A produção no Mato Grosso foi favorecida pelo tempo chuvoso - enquanto no Sul do país as perdas ainda são contabilizadas por conta da seca. Porém, as precipitações excessivas agora dificultam a entrada das máquinas para a colheita, já que elas não podem entrar nos campos encharcados.

Segundo Daniel Latorraca, gestor do Imea, o processo poderia estar 2 ou 3 pontos percentuais acima do que o registrado até agora. Até a última quinta-feira (12), os sojicultores já haviam colhido 1,2% da área, que está estimada em 6,98 milhões de hectares.

Na semana anterior, esse índice era de 0,4%. A região oeste é a mais adiantada e já tem 3% da área colhida. Porém, na cidade Sapeal, Nesse mesmo período, na ciclo passado, a colheita estava concluída em apenas 0,7% da área.

"A chuva comprometeu a entrada nas lavouras. Está chovendo bastante. Até aqui em Cuiabá, que é quente, está chovendo", diz.

Com informações da Reuters.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário