Em Chicago, soja e milho fecham segunda-feira com boas altas

Publicado em 02/04/2012 15:58
A segunda-feira foi bastante positiva para o mercado internacional da soja, e os futuros da oleaginosa negociados na Bolsa de Chicago fecharam o dia com intensas altas, de mais de 19 pontos nos principais vencimentos. O vencimento maio, se somado ao prêmio no Porto de Paranaguá, hoje chega a US$ 14,75, - sendo US$ 14,21 + 54 cents de prêmio. 

As altas do mercado ainda foram justificadas pelos dados que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou na última sexta-feira (30). 

O boletim trouxe uma redução na estimativa para a área de soja maior do que o esperado pelos traders. De acordo com o relatório, os produtores norte-americanos deverão cultivar 29,91 milhões de hectares (73,9 milhões de acres) com a na safra 2012/13.

Com isso e mais o cenário ajustado de oferta e demanda, o mercado recebeu o estímulo e vive um bom momento na Bolsa de Chicago. Porém, realizações de lucros já são sinalizadas por alguns analistas. 

"No caso da soja, a realização de lucros pode acontecer a qualquer momento", disse o analista de mercado Steve Cachia, da Cerealpar. "Mas se o mercado cair, ele volta a subir", completou. 

A redução na área estimada pelo departamento norte-americano veio na contramão das projeções do mercado, que apostavam em um aumento de cerca de 0,7% ao espaço destinado para a soja. 

O USDA, portanto, acabou surpreendendo o mercado, o que fez com que os negócios na CBOT pudessem ser ainda mais estimulados, haja visto que as cotações já vinham encontrando sustentação nos fundamentos positivos de oferta restrita e demanda aquecida.

Confirmando essa demanda e atuando como catalisador das altas de hoje, o USDA ainda anunciou a venda de mais 120 mil toneladas de soja dos EUA para a China, maior importador mundial da commodity. As compras da nação asiática confirmam o momento aquecido da demanda pelo produto dos EUA. 

Milho - Os futuros do milho também registraram um dia positivo. No pregão desta segunda-feira, o cereal encerrou o pregão noturno em campo misto, porém, abriram a sessão regular em alta e ampliou seus ganhos ao longo do andamento dos negócios. O contrato maio fechou o dia subindo 11 pontos. 

O aperto na oferta é o que está sustentando o mercado d, já que a área estimada pelo USDA para o plantio de milho deverá ser a maior desde 1937. Os estoques trimestrais norte-americanos do cereais reportados pelo departamento ficaram bem abaixo do que o esperado pelos traders e o cenário vem atuando como motivo de alta para as cotações. 

"A soja e o milho continuam subindo em função do ajustado quadro de oferta e demanda e dos temores de abastecimento. Se os Estados Unidos tiverem problemas climáticos pelo terceiro ano consecutivo, os preços serão explosivos", disse Don Roose, presidente da U.S. Commodities, em West Des Moines, Iowa. 

USDA - Hoje, o USDA divulgou ainda seu relatório de inspeções de exportações. O boletim mostrou que os embarques semanais tanto de soja quanto de milho ficaram acima das expectativas do mercado. Estas foram mais informações que confirmaram o bom momento da demanda e também atuaram como fatores positivos para os preços. 

Veja como ficaram as cotações no fechamento desta segunda-feira:


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário