Soja: Colheita no Brasil avança para a fase final e já está 88% concluída, diz Céleres

Publicado em 17/04/2012 07:34
Um levantamento da Céleres Consultoria apontou que a colheita da soja na Brasil já avança para sua fase final. Até a última sexta-feira (13), os trabalhos já haviam sido concluídos em 88% da área frente aos 82% da semana anterior. Neste mesmo período, no ano passado, o índice era de 85%. 

Na região Centro-Sul, o processo está concluído em 90% da área e teve, na semana, uma evolução de quatro pontos percentuais. Neste mesmo período, em 2012, o índice apontava a colheita pronta em 89% da área. 

A estimativa da Céleres é de que os produtores brasileiros colham 67,9 milhões de toneladas de soja. O volume fica bem abaixo das expectativas iniciais, uma vez que a produção nacional sofreu severas perdas em função de uma estiagem ocasionada pelo La Niña. 

Mercado - Em um ritmo firme, também segue a comercialização da oleaginosa brasileira. As vendas da safra atual já totalizam 72% do total. Em 2012, nessa mesma época, o índice era de 60% e a média dos últimos cinco anos é de 56%. 

Sobre as cotações, a consultoria afirma que os fundamentos continuam firmes e positivos, porém, o mercado poderia sofrer alguma retração essa semana frente ao cenário preocupante da recuperação da Zona do Euro. 

"Todavia, os fundamentos de mercado (oferta e demanda) ainda deverão prover sustentação para as cotações da oleaginosa durante o ano de 2012", reiterou a Céleres. 

Com informações da Céleres. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário