Porto de Santos recebe 58% do óleo de soja bruto de MS

Publicado em 08/05/2012 07:56
As 10 indústrias que fabricam óleo vegetal em Mato Grosso do Sul exportaram no primeiro trimestre de 2012 aproximadamente 12.9 milhões de quilos de óleo de soja para três países, o equivalente a 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no mês de abril desse ano a soma de óleo de soja bruto exportado pelo Brasil acarretou em uma média diária de 6,6 mil toneladas.

Em 2011 Mato Grosso do Sul encaminhou 49% de todo o óleo de soja bruto para a China, 25% foi destinado a Bangladesh e os demais 14% encaminhados à França. Sendo que a maior porcentagem é escoada via Porto de Santos (SP), responsável por 58% da exportação entre os meses de janeiro e março de 2012, enquanto o Porto de Paranaguá (PR) recebeu 37% e outros 5% foram direcionados ao Porto de São Francisco (SC)

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, as exportações de óleo de soja bruto representam 93% de toda exportação de óleo do Estado.

Grãos

Em 2012 os grãos de soja foram basicamente divididos entre os Portos de Santos e São Francisco do Sul, recebendo respectivamente 51% e 49% dos grãos cultivados em MS. Durante todo o ano passado o levantamento constatou que foram destinaram 40% dos grãos via Porto de Santos, 35% via Paranaguá e os demais 24% encaminhados a São Francisco do Sul.

Logística

As informações da Aprosoja/MS esclarecem que uma média de 90% dos grãos de soja do Estado são escoados pelas rodovias, e 95% desses grãos são considerados transgênicos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Com relação a esta notícia a Aprosoja/MS deve pressionar para que seja construida a ferrovia de Cascavel a GuairaPR e de Guaira PR a DouradosMS como opção estratégica para a sobrecarga de Santos. Na verdade quem paga o frete e todos os custos é o produtor,, e um frete rodoviário de longa distancia reduz drasticamente o lucro da atividade, diminuindo a capacidade de investir e gastar do produtor.

    0