Soja e trigo focam fundamentos e avançam no pregão noturno
Publicado em 17/05/2012 08:52
Em uma semana de volatilidade no mercado internacional de grãos, a soja voltou a subir na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa operam positivos no pregão noturno desta quinta-feira (17), registrando altas entre 4 e 9,25 pontos nos principais vencimentos.
O mercado parece ter voltado, novamente, suas atenções aos fundamentos ainda positivos que dão sustentação ao mercado. A oferta de soja continua escassa e os estoques em níveis preocupantemente baixos. Paralelamente, a demanda segue aquecida e crescente.
As expectativas agora são bastante sérias sobre a safra 2012/13. O que se espera é uma safra cheia nos Estados Unidos, porém, estoques ainda menores do que os registrados nesta temporada. Além disso, a produção da América do Sul deve se recuperar e projeções já sinalizam um aumento de 16% da safra global de soja.
O que limita as altas, porém, ainda é a turbulência no mercado financeiro. O nervosismo iniciado no final da última semana continua, ainda reflexo das preocupações com a Grécia e com o futuro da economia da Zona do Euro. A situação dos bancos espanhóis agrava ainda mais o cenário e provoca perdas mais acentuadas nas principais bolsas de valores da Europa.
Portanto, os investidores ainda se mostram avessos ao risco, provocando uma fuga dos fundos de investimento de ativos mais voláteis, como as commodities agrícolas.
Trigo - Dia positivo também para o trigo na Bolsa de Chicago. Os futuros do grão encontram suporte principalmente nas condições climáticas adversas em importantes países produtores. Há preocupações de que o clima seco na Rússia, na Austrália e nos Estados Unidos possa comprometer as lavouras e sua produtividade.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Soja em Chicago tem suporte frágil com atraso do plantio no Brasil; volta das chuvas pode levar grão para os US$9,50/bushel
Soja: BR tem recorde de importação, mas ainda deve fechar 2024 com menores estoques em 20 anos
Plantio da soja começa do Paraná e Deral estima maior área da história
Soja ainda trabalha estável na Bolsa de Chicago, mas do lado positivo nesta 3ª feira
USDA: Colheita da soja começa nos EUA e chega a 6%, acima do ano passado
Soja sem força para buscar novas altas em Chicago, de olho no início da colheita americana e no plantio do Brasil