Soja: Mercado encerra o dia em alta, mas devolve boa parte dos ganhos

Publicado em 29/05/2012 18:45
Depois de operar com quase 20 pontos de alta nos principais vencimentos durante o pregão desta terça-feira, a soja devolveu os ganhos e encerrou o dia com altas pouco expressivas, entre 4 e 6,50 pontos. A sessão foi bastante volátil e há duas situações: a da safra velha (2011/12) sendo guiada pelo quadro de oferta e demanda, e a da safra nova com foco no plantio 12/13 nos EUA. 

Analistas explicam que o mercado vinha bastante preocupado com as incertezas climáticas nos Estados Unidos. A previsão de que uma estufa havia se formado sobre o cinturão produtor do país - impedindo a ausência de chuvas - vinha dando suporte às cotações da oleaginosa. 

No entanto, como explicou Pedro Dejneka, analista de mercado da PHDerivativos, a situação se inverteu quando essa ausência de precipitações não se confirmou. Apesar das altas temperaturas em importantes regiões produtores norte-americanas, as chuvas vieram e contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras. 

Além disso, Dejneka afrimou ainda que a inversão que também foi vista no mercado financeiro - que registrou um dia negativo - também reduziu as altas da soja nesta quarta-feira. Por outro lado, o analista afirmou que o mercado continua sustentado em um quadro fundamental positivo, com uma demanda firme e estoques apertados, tanto nos EUA quanto na América do Sul.

Por outro lado, o analista de mercado Mário Mariano, da corretora Novo Rumo, afirmou que a falta de notícias novas, principalmente vindas da China, também acaba pesando sobre o mercado e limitando as altas. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário