Soja: USDA anuncia nova venda para a China e impulsiona mercado em Chicago

Publicado em 06/06/2012 15:05
O USDA (Departamento de Agricultura) anunciou a venda de 120 mil toneladas de soja para a China e isso está dando ainda mais impulso às cotações da soja na Bolsa de Chicago. O contrato julho/12 chegou a subir mais de 40 pontos durante o pregão desta quarta-feira e, por volta das 14h50 (horário de Brasília), operava com alta de 35,25 pontos. 

Durante esta tarde, os negócios continuavam trazendo altas maiores para os vencimentos referentes à safra 2011/12, mas, ainda assim, as posições de longo prazo também exibiam firme e bons avanços. O novembro subia mais de 21 pontos, cotado a US$ 12,97. 

Os fundamentos positivos continuam como foco dos investidores, uma vez que para o longo prazo também há expectativas de que oferta de soja seja apertada e de que a demanda continue crescendo. Nem mesmo o bom desenvolvimento das lavouras nos Estados Unidos tem pressionado muito os preços até o momento por conta dessas projeções preocupantes. 

Além disso, outro fator que vem sustentando os preços da oleaginosa em grão é a escassez de farelo. Como explicou o analista de mercado Liones Severo, "a proteína extraída da soja correponde a cerca de 80% da soja em grão e contribui na mesma proporção para a formação do preço do grão, restando cerca de 20% em óleo de soja, que completa o preço da oleaginosa".

Paralelamente, o melhor desempenho do mercado financeiro nesta quarta-feira também contribui para as altas. Há um otimismo por parte dos traders diante de novas medidas para a contenção da crise na Europa e isso acaba deixando os investidores menos avessos ao risco. 

Confirmando esse cenário, a consultoria alemã Oil World afirmou que a recente queda dos preços da soja em Chicago - cerca de 11% me maio - poderia estimular uma volta dos fundos às compras provocando uma recuperação dos preços. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário