Soja fecha o dia com posições de curto prazo perdendo quase 30 pts

Publicado em 13/06/2012 17:41
A soja encerrou esta quarta-feira com perdas de mais de 30 pontos na Bolsa de Chicago. Os traders que atuam no mercado internacional estiveram atentos ao agravamento das preocupações com a crise financeira na Europa e os fundos de investimentos aproveitaram para liquidar suas posições. O milho e o trigo também fecharam no vermelho. 

Os reflexos mais abrangentes da crise econômica na Europa criam uma forte tensão no mercado, que preocupa-se agora com a possibilidade de um contágio de economias europeias maiores, como a da Itália, por exemplo. Com isso, as principais bolsas de valores ao redor do mundo operam em queda nesta quarta-feira. 

Os investidores vêm se deparando com soluções pouco ou nada substanciais para os problemas que se agravam a cada dia. Três dias após a liberação de um total de 100 bilhões de euros em recursos para a recapitalização do sistema bancário da Espanha, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou mais de 18 bancos do país. 

Outro foco são as eleições presidenciais que acontecem na Grécia no próximo domingo e que ameaçam a permanência do país na Zona do Euro e a continuidade dos acordos já firmados sobre os pacotes de ajuda financeira destinados à economia grega. 

Tantas dúvidas seguem aumentando a aversão ao risco e estimulando uma fuga dos fundos de investimento de ativos mais arriscados, como commodities. A relação do mercado financeiro com as commodities agrícolas tem se estreitado bastante e permitindo consecutivas sessões marcadas por uma correção de preços apesar dos fundamentos positivos. 

Analistas afirmam que a crise na União Europeia vem se aprofundando nos últimos dias por conta da falta de intervenção dos líderes do bloco, Alemanha e França. O jornal O Estado de S. Paulo informou hoje que nos bastidores, sabe-se que a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, negociam reformas na governança europeia, mas desde o resgate da Espanha nenhum comentário sobre as propostas na mesa foi feito. "A situação da Espanha, por exemplo, é pior do que a da última semana", avaliou Nordine Naam, analista do banco francês de investimentos Naxitis.

Clima nos Estados Unidos - Além das atenções focadas no andamento do financeiro, o mercado também passa ser climático agora. Até o momento, as condiçoes climáticas nos Estados Unidos são favoráveis, com as lavouras recebendo as chuvas na medida. Por conta disso, as expectativas para os próximos dias é bastante grande. 

No caso do trigo, o clima na Europa também influencia e as melhores condições registradas nos últimos dias contribuíram para o fechamento negativo do cereal, que foi influenciado ainda pelo dia ruim para a soja e para o milho. 

Veja como ficaram as cotações dos grãos nesta quarta-feira:



Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário