Soja: Com preços recordes no mercado interno, Brasil importa da Argentina

Publicado em 22/06/2012 15:40
A severa quebra na produção de soja do Brasil e o ritmo acelerado das exportações nacionais da oleaginosa já começam a sinalizar uma falta do produto no mercado brasileiro e está até mesmo estimulando a importação. O analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest, confirmou ao Notícias Agrícolas a importação brasileira de cerca de 25 mil toneladas de soja da Argentina. 

O motivo para essa primeira compra, de uma série de outras, como disse Araújo, é a força do mercado interno brasileiro, que vem registrando preços recordes dia a dia. Os bons patamares das cotações na Bolsa de Chicago, os prêmios elevados e a alta do dólar têm levado a soja a ser negociada nos maiores preços dos últimos tempos. No Porto de Rio Grande, a oleaginosa chegou a superar os R$ 69 por saca em alguns momentos da última quinta-feira (21). 

O analista disse ainda que essa movimentação de compras no mercado externo são uma forma de ajuda às esmagadoras nesse período crítico de falta de soja. "A Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] estima os estoques nacionais em pouco mais de um milhão de toneladas com uma produção de 66,3 milhões de toneladas. E isso ainda deve ser revisto para baixo", disse Araújo. 

Por conta disso, já existe também um quadro de racionamento desta oferta tentando esfriar um pouco a demanda, mais um motivo que explica a forte alta dos preços. No entanto, o analista diz ainda que os valores que estão sendo praticados aqui no Brasil não estão fora da realidade e refletem essa preocupante falta de produto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Racionamneto é a unica maneira de a médio prazo regularizar o mercado.Já vai tarde,devia ter começado no ano passado,mas a necessidade de emitir moeda americana pra dar liquides ao mercado,e fazer com que isso não gerasse inflação,fez o USDA jogar com os números.Esqueceram de combinar com São Pedro.

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Ainda continuo afirmando que existia um estoque sobreestimado de soja após crise 2008 2009,quando USDA estimou uma diminuição drástica na demanda,Após este ano nunca mais conseguiu consertar a m... porque a china continuou a crescer e demandar mais5% ao ano.Portanto se situação com a queda da produção sulamericana já é dramática, imaginem agora,outra queda na norteamericana.Quem leu um comentário do Liones Severo lembrando 1973?Só pra quem viveu a época lembrar.Comprava-se um fusca com 120 scs.

    0