Soja: Oil World estima safra mundial 12/13 em 273,9 milhões de toneladas

Publicado em 27/06/2012 13:08
A produção mundial das principais oleaginosas podem aumentar 8,4% na próxima temporada por conta da recuperação da América do Sul depois da quebra na safra 2011/12 ocasionada por uma forte estiagem causada pelo La Niña. As informações são da Oil World. 

A colheita global deverá totalizar 471,9 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, volume maior do que o produzido na temporada anterior de 435,2 milhões de toneladas. Os sojicultores ao redor do mundo deverão produzir cerca de 273,9 milhões de toneladas 15% a mais do que há um ano, segundo a consultoria alemã. 

O Brasil irá produzir, de acordo com a Oil World, cerca de 78,5 milhões de toneladas, recuperando-se da baixa produção de apenas 66,4 milhões de tonelads da safra 2011/12. Já a produção argentina deverá passar de 40,5 milhões para 55 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, o aumento deverá ser de 83,2 mihões para 87,2 milhões de toneladas. 

"Os produtores rurais na América do Sul deverão, claramente, aumentar suas áreas de soja ao ampliar a produção de grãos. Com condições climáticas dentro da normalidade, acreditamos que haverá menos áreas abandonadas e um aumento drástico na área destinada à oleaginosa", disse a Oil World em seu relatório. 

Os estoques mundiais de soja, porém, irão continuar apertados até a primeira metade da temporada 2012/13, uma vez que a colheita sulamericana não começa até o ano que vem. Os estoques mundiais devem recuar para 54,7 milhões de toneladas em 31 de agosto. 

As atenções agora também estão voltadas para o desenvolvimento do clima nos Estados Unidos. O tempo quente e seco e a falta de chuvas podem comprometer o bom desenvolvimento das lavouras. A situação é mais preocupante no Corn Belt, principal região produtora de grãos do país. 

"Isso é motivo de preocupação, principalmente para o milho, que entrou na fase importante de polinização. Ainda há tempo de melhoria para a soja", explicou a consultoria alemã. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário