Commodities agrícolas têm dia de liquidação de fundos com financeiro negativo

Publicado em 24/07/2012 16:11 2329 exibições
As commodities agrícolas foram severamente afetadas pelo extremo mau humor do mercado financeiro no mercado internacional nesta terça-feira (24). A crise na Europa está se agravando e o foco agora são os crescentes temores com a Espanha, que deverá precisar de um resgate integral para o seu sistema financeiro. Preocupações com a Grécia também são crescentes. 

Esse cenário criou uma significativa aversão ao risco que estimulou a liquidação de fundos por parte dos investidores. Na sessão de hoje, a soja chegou a operar no limite de baixa na Bolsa de Chicago e o café perdeu mais de mil pontos na Bolsa de Nova York. Trigo, milho, açúcar e algodão também registraram um dia de perdas. 

As perdas vistas desde o início da semana são as já conhecidas realizações de lucros, que vinham, há algumas sessões, sendo sinalizadas pelos analistas de mercado. Principalmente no mercado de grãos, as últimas semanas têm sido de intensas e significativas altas. 

Os avanços vem refletindo a situação da produção dos Estados Unidos que está sendo castigada pela falta de chuvas e pelo calor intenso, condições que têm causado sérias perdas e devem resultar em uma das mais severas quebras de produção. 

"A volatilidade aumenta em mercados com fortes desempenhos nos preços. Suas variações técnicas correspondem a medida de seu potencial, tanto para a alta como para baixa", explicou o operador de mercado Liones Severo. 

Porém, apesar desse recuo de hoje, onde a soja fechou o dia com quase 50 pontos negativos, a tendência de alta ainda permanece no mercado. O clima não virou nos Estados Unidos, a seca deve continuar por mais alguns dias e as plantações de soja, milho e trigo seguem sendo prejudicadas. 

"Nesses dias estamos assistindo a um movimento técnico de vendas de magnitude ampliada pelas notícias dos mercados macroeconômicos que, de alguma forma, mascaram o potencial de alta de curto prazo, mas que não oferecem mudanças significativas nos fundamentos do mercado de commodities agrícolas no médio/longo prazo", completa Severo. 

Confira como ficaram as cotações nesta terça-feira:



Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    . Este rally de baixa foi o ultimo suspiro dos URSOS,de agora em diante quem manda são os TOUROS.

    0