Soja: Mercado caminha de lado e opera com volatilidade em Chicago

Publicado em 26/10/2012 10:12 e atualizado em 26/10/2012 15:12
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago chegaram a registram mais um movimento de realização de lucros nesta sexta-feira (25), porém, logo passaram para o campo positivo, trabalhando com ligeiros ganhos, operando com volatilidade. O milho também opera com leve alta na sessão de hoje e o trigo em campo misto, ambos próximos da estabilidade. 

Segundo Glauco Monte, analista da FC Stone, os preços não conseguiram sustentar uma tendência altista que vinha sendo registrada no início da semana, aguardand por novas informações que possam movimentar os negócios de forma mais expressiva. 

De acordo com Monte, os dados de exportações semanais dos EUA abaixo do esperado pelo mercado divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira (25), tanto para a soja quanto para o milho, estimularam essa baixa das cotações. Além disso, diz ainda que o mercado também segue bastante atento às informações vindas do quadro macroeconômico. 

"Isso tirou um pouco do índice altista e o mercado de grãos está muito de olho no mercado financeiro, e notícias positivas têm impactado positivamente a soja e o milho e o contrário também acontece", explicou. 

Outro cenário que vem sendo observado pelo mercado, ainda timidamente, é a evolução do plantio na América do Sul. Apesar de algumas regiões produtoras registrarem adversidades, o problema ainda não é muito preocupante e a o bom desempenho do plantio, segundo Monte, acaba limitando o potencial de alta dos preços no mercado internacional. 

Entretanto, apesar dessas pontuais realizações de lucros, o mercado permanece sustentando, porém, ainda tentando se estabilizar. A demanda pela soja norte-americana ainda é bastante grande, o mercado físico nos EUA está firme - com os produtores segurando suas vendas à espera de melhores patamares de preços - e a expectativa de analistas é de que no próximo relatório de oferta e demanda divulgado pelo USDA traga estoques menores e aumento das exportações. 

Semana - Para Glauco Monte, a semana, mesmo com dias de realizações de lucros, foi positiva para o mercado internacional de grãos. Na quarta-feira, as cotações da soja bateram os maiores preços do mês em Chicago. 

Para a próxima semana, o mercado deverá continuar alternando dias de altas e baixas, tentando manter uma média entre as cotações atuais. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário