Publicidade

IGC aumenta estimativa para safra mundial de soja projetando crescimento na América do Sul

Publicado em 26/10/2012 15:09 638 exibições
Nesta sexta-feira (26), o IGC - Conselho Internacional de Grãos - aumentou sua estimativa para a safra mundial de soja em 8 milhões de toneladas para a temporada 2012/13 para 264 milhões de toneladas. 

De acordo com a entidade, a expectativa de um incremento na colheita da América do Sul teria sido o principal motivo para essa revisão. Em nota, o IGC disse que as primeiras indicações são de que o Brasil e Argentina cultivem uma área recorde com a oleaginosa. O esperado é e que o total produzido pela América do Sul seja um volume de aproximadamente 146,4 milhões de toneladas, 28% a mais do que na temporada 2011/12. 

A projeção do conselho é de que, com condições climáticas adequadas, a área brasileira registre um crescimento de 7% neste ciclo, chegando a uma produção de 80,5 milhões de toneladas. 

Entretanto, o IGC também acompanha o desenvolvimento desta nova safra brasileira e já observa e considera algumas regiões produtoras com clima adverso. No Centro-Oeste, os produtores sofrem com a falta de chuvas enquanto no Sul, em contrapartida, o excesso de precipitações limita o bom desempenho da semeadura. 

Além de aumentar sua estimativa para a produção mundial de soja, o conselho estimou um crescimento também para para o comércio global da oleaginosa no ano comercial que teve início no dia 1º de outubro. O volume deverá ser recorde e pode chegar a 95,6 milhões de toneladas. Caso se confirme, será 4,7% maior do que o registrado no ano comercial anterior. 

Para o IGC, o consumo chinês de soja deverá registrar um incremento de 7% na temporada 2012/13, totalizando 75,3 milhões de toneladas. As importações da nação asiática deverão chegar a 60 milhões de toneladas, contra as 57 milhões da temporada anterior. 
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário