Com fundos de volta às compras, grãos fecham em alta na CBOT

Publicado em 31/10/2012 17:12 | Atualizado em 31/10/2012 18:32
Nesta quarta-feira (31), a soja operou durante todo o pregão do lado positivo da tabela e fechou o dia com ganhos de dois dígitos, com os principais vencimentos encerrando os negócios com altas de mais de 12 pontos. O milho e o trigo também fecharam no azul. 

Segundo Pedro Dejneka, analista da Futures International e da PHDerivativos, os preços continuaram se recuperando nessa semana encontrando sustentação na volta dos fundos à ponta compradora do mercado depois das recentes baixas. "Vimos ordens de grandes volumes entrando no mercado e isso é bom para os preços", disse Dejneka. 

Nesta quarta-feira, uma notícia da venda de 300 mil toneladas de trigo da Romênia, da Rússia e da França para o Egito também favoreceu o desempenho positivo do mercado de grãos. A entrega deverá ser feita entre 21 e 31 de dezembro. A notícia puxou principalmente os preços do milho e do trigo, que acabaram puxando os da soja também. "Compra atrai compra e isso estimulou as altas vistas hoje", completou Dejneka. 

Sobre o impacto das adversidades climáticas registradas na América do Sul nas negociações em Chicago, Dejneka acredita que ainda seja prematuro afirmar que a situação já poderia provocar novas e sustentadas altas. Como explicou, as regiões produtoras do Brasil e da Argentina ainda possuem uma boa janela de plantio e o potencial da esperada safra da América do Sul ainda não pode ser reduzido. 

"O clima merece atenção do mercado, mas ainda temos tempo para plantar dentro de uma janela normal. Se estivéssemos precificando os problemas climáticos na América do Sul com patamares bem acima dos vistos atualmente", diz Dejneka. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
Tags:

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    O mercado da soja é como um ´iceberg` porque apenas 10pct emerge à superfície, enquanto os outros 90pct que permanecem submersos, sendo sua verdadeira estrutura que oferece essa pequena parte visível como representatividade de sua força e grandeza. Somos fascinados e seduzidos pelos 10pct que podemos visualizar, assim como, somos focados no desempenho dos preços da Bolsa de Chicago que corresponde aos mesmos 10pct visíveis do mercado da soja. Preço da bolsa não é ´causa`, mas ´efeito`.

    0