Safra 12/13: Chuvas de novembro já favorecem avanço do plantio da soja

Publicado em 05/11/2012 15:54
Novembro tem início com chuvas em algumas regiões do país e traz alívio às lavouras de soja. Em Nova Mutum (MT), precipitações da madrugada desta segunda-feira (5) ajudaram lavouras da oleaginosa que há 12 dias não recebiam chuvas.

Segundo o delegado da Aprosoja, Alcindo Uggeri, o município recebeu praticamente em sua totalidade 40 mm de chuvas somente na última noite e plantio da soja chega a 80% da área destinada à cultura. Previsões climáticas indicam regularidade das chuvas a partir de 10 de novembro, mas para Uggeri, a maior preocupação do produtor agora é quanto ao clima na colheita. “A experiência nos diz que quando há esse atraso de chuvas agora, na época da colheita vêm mais chuvas que o normal”, afirma.

Enquanto isso, em Bom Jesus, no Piauí, produtores aguardam chuvas para dar início ao plantio da soja verão. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, César Marason, o incremento de área pode chegar a 15% no município e janela ideal de plantio vai de 10 de novembro a 20 de dezembro.

Na safra passada, a estiagem trouxe prejuízos ao município, afetando principalmente agricultura familiar, que teve perdas de mais de 60% da produção. Já para a agricultura empresarial, os prejuízos foram menores em função do uso de tecnologias e compensados com bons preços da soja e milho.

Safrinha

Em Bom Jesus, o futuro da safrinha segue incerto e produtores devem destinar 15% da área total para milho ou feijão caupi, de acordo com o clima, uma vez que o feijão caupi precisa de menos chuvas para seu desenvolvimento.

Já em Nova Mutum, o atraso das chuvas irá resultar em decréscimo de 40% na área com milho safrinha em relação ao cultivo anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário