Acompanhamento da evolução de plantio da Soja no MS - safra 2012/13

Publicado em 06/11/2012 10:11
Foto 1
Entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro de 2012, sequenciou-se o levantamento a campo nas regiões sul e centro/norte do estado, pelos técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul – APROSOJA-MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, em dez (10) municípios do Cone-Sul e oito (8) municípios do Centro/Norte.

Na região sul, onde se concentra aproximadamente 58% da área cultivada com soja no Estado, um total estimado de 1,21 milhões de ha, já está com o plantio confirmado de aproximadamente 84,8%, totalizando 1,026 milhões de ha. Para a região centro/norte do estado, que cultiva uma área estimada de 825 mil ha, tem confirmado até o final do mês de outubro e início de novembro 55,4%.

Nos municípios visitados da região sul os que se destacam com maior percentual de área já plantada, estão Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã acima de 81%, Amambaí, Dourados, Itaporã e Rio Brilhante entre 61 e 80%, como pode ser observado no gráfico 1. Na região centro/norte, os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia, está com plantio entre 61 a 80% confirmados, o município de Bandeirantes, o plantio está em 60% de sua área, já para os municípios de Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora o plantio fica entre 21% e 40 %, como mostra o gráfico 2.

Este menor percentual plantado nos municípios de Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora é ocasionado pelo baixo índice de pluviosidade entre os dias 27 de outubro a 02 de novembro, se comparado aos demais municípios que foram visitados, onde  entre os  dias  29 de outubro à 01 de novembro a quantidade média de chuva variou entre 14 a 52 mm.

Gráfico 1

Gráfico 2

As três variedades mais plantadas pelos produtores da região sul são: Potência, com 47,9%, Turbo, com 21,3% e Codetec com 9,6% das áreas plantadas. Os 34.1% restantes foram identificadas outras variedades da, BMX, BRS, TMG, Nideira e Syngenta. 

Para os produtores da região centro/norte as variedades mais utilizadas são: Anta 82 com 22,0% das áreas, Nideira com 20,9%, Pioneer com 12,1% e Potência com 11%, e os 21,3% com as demais variedades, como Turbo, Codetec, TMG, V-Max, Syngenta e Monsoy.

Para representar visualmente a evolução do plantio, temos os mapas da região centro/norte (Mapa 1) e Sul (Mapa 2),  onde  demonstra os municípios representados por seus percentuais plantados.

Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!

Em 60% dos municípios da região sul o plantio deve ser concluído com as próximas chuvas, conforme pode ser observado nos gráficos e mapas ilustrados e também com pesquisas junto às assistências técnicas da região. 

Já para a região centro/norte do Estado, que ainda não atingiu 60% de sua área a ser plantada, o plantio deverá ser concluído após a primeira quinzena de novembro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MS + Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário