Safra 2012/13: Chuvas chegam ao sul de Goiás, após 30 dias de estiagem

Publicado em 12/11/2012 16:12
Em Itumbiara, no sul de Goiás, produtores recebem chuvas após 30 dias de atraso. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Rogério de Oliveira, apesar de chegada das chuvas na semana passada, déficit hídrico no município ainda é grande e lavouras de soja podem ter perdas.

Possibilidade de veranicos em janeiro e fevereiro agora preocupam produtores do município. “Se veranico realmente ocorrer pode pegar soja no florescimento ou início de enchimento de grãos nas variedades mais precoces”, afirma Oliveira.

Já em Jaciara, no Mato Grosso, plantio da soja está avançado, com 90% da área plantada. No entanto, segundo o delegado da Aprosoja, Rogério Berwanger, alguns produtores no município adiantaram plantio e precisaram replantar a soja em função do excesso de calor e poucas chuvas de outubro, enquanto outros produtores sequer conseguiram dar início ao cultivo do cereal no período ideal, comprometendo produtividade ideal da oleaginosa.

Incremento para a soja será de 10% em relação ao cultivo da safra passada em Jaciara, enquanto em Itumbiara acréscimo será de 7%.

Em ambos os municípios, safrinhas de milho ou sorgo serão prejudicadas pelo atraso nas precipitações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário