Soja: Pragas atacam lavouras e obrigam replantio da planta

Publicado em 14/11/2012 17:03 3693 exibições
Com o plantio da soja avançando ou concluído em boa parte do Brasil, a preocupação dos produtores agora se volta aos tratos culturais nas lavouras.

Em Chapadão do Céu (GO) uma nova praga atinge as lavouras de soja. Conhecida cientificamente como sarasinula linguaeformis, o molusco ataca a soja sempre à noite e, durante o dia, fica submerso no solo. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Itajaplan, Adolfo Martins, a planta normalmente é atacada por várias lesmas que podem devorar 100% da soja em uma única noite.

Segundo técnico agrícola da Agromano, Lincoln Ferreira, os ataques da praga já resultaram no replantio de áreas no município.
 
A praga ainda é desconhecida dos produtores de Chapadão do Céu, mas de acordo com Martins, há registros de sua incidência em outras regiões, como São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com o agrônomo a praga registra maior incidência em cima da palhada de milho após o plantio direto da soja. Segundo Martins, a lesma pode atacar também outras culturas, como o próprio milho.

O combate ao molusco acontece por meio de uma isca com princípio ativo de metaldeído, muito usado no combate a lesmas e caracóis.

Já no Mato Grosso, um velho conhecido do produtor agora ataca as lavouras de soja. Em Vera, a lagarta-da-maçã - praga do algodão - pelo terceiro ano consecutivo ataca a soja. “O controle é difícil. Ela ataca as folhas e depois a vagem”, explica Benício Boeing, presidente do Sindicato Rural de Vera (MT).

Clique aqui para ampliar!
Clique aqui para ampliar!


Clique aqui para ampliar!

Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

2 comentários

  • emilio borges Mineiros - GO

    Esta safra nao foi uma das melhores tive problemas com pragas e nemataoides, esta praga deu tambem em minha lavoura, mais usei produtos errados so no final consegui comprar um produto que foi otimo. chamado pironin super. matou 100% o Percevejo Castanho e controlou o nematoide, foi uma pena que conheci esse ´produto muito tarde. estou colhendo em torno de 45 a 50 sasacas por hc

    0
  • Raul N von Mühlen Anapurus - MA

    Aqui no RS controlamos essa praga com um produto de nome comercial Meterex SP (r-2,c-4,c8-tetramethyl-1,3,5,7-tetroxocana 5%) com um controle muito bom. Temos essa praga em áreas de pivot, utilizamos um equipamento acoplado ao pulverizador jogando 1 kg /ha faixa de 30 mts

    0