Ausência de chuvas atrasa plantio de soja na região sul do Brasil

Publicado em 27/11/2012 11:27
A falta de chuvas associadas a altas temperaturas tem atrasado o plantio da soja na região Central do Paraná. Segundo o produtor rural de Boa Ventura de São Roque (PR), Rodinei Marcos Matiazzo, faz 15 dias que não chove na cidade.

O produtor também destaca que devido à ausência de precipitações o solo não tem umidade suficiente para germinar o grão. E parte dessa safra que foi semeada já apresenta problemas, conforme afirma o produtor. 

Ainda falta plantar 30% da área total para finalizar a semeadura na cidade. Mas, o produtor sinaliza que serão necessários cerca de 20 mm de chuvas para que os sojicultores da região consigam dar continuidade ao plantio da oleaginosa. 

“A previsão era de uma safra boa, mas essa estiagem começa a preocupar os agricultores”, explica Matiazzo.  De acordo com o último boletim de acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, o plantio da primeira safra de soja alcançou o percentual de 91% na semana passada em todo o estado. 

 Do mesmo modo, a cidade de Passo Fundo (RS) passava por situação semelhante com mais de 25 dias sem chuvas. Porém, as precipitações voltaram ao município, na última sexta-feira (23), permitindo o retorno das plantadeiras aos campos, durante o final de semana. O plantio na cidade estava paralisado em decorrência da baixa umidade do solo e das elevadas temperaturas.

Para o produtor rural gaúcho, Valcir Raimundo Ghizzoni, o plantio da oleaginosa está muito atrasado em Passo Fundo, e os agricultores ainda precisam plantar cerca de 40% da área estimada para a soja. Além disso, as chuvas melhoraram as condições das lavouras que já tinham semeadas. 
E a previsão para a próxima sexta-feira (30) é que haja mais precipitações o que tende a contribuir com o avanço na semeadura na região. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, João Batista Fernandes da Silveira, caso as chuvas permaneçam regulares o plantio de soja na Região Norte do Estado deve ser encerrado em meados do mês de dezembro. 

A Emater-RS sinaliza que ainda falta plantar metade da área projetada para a produção de soja na localidade de Passo Fundo, que é de 850 mil hectares. Já a expectativa de produção total da oleaginosa do Estado é de 11.347.564 de toneladas, conforme dados do boletim de acompanhamento da safra 2012/13 da entidade.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário