Safra 2012/13: Chuvas voltam, mas soja já tem produção comprometida

Publicado em 28/11/2012 16:07
O retorno das chuvas a boa parte do Brasil traz muito alívio às lavouras de soja, mas não recupera totalmente a planta após período de estiagem. Em Sarandi (PR), seca chegou há 15 dias e áreas em início de floração foram prejudicadas pela seca, com comprometimento, principalmente, do porte da planta.

Em Sapezal (MT), lavouras precoces que foram atingidas pela seca terão perdas de até 20% na produtividade estimada, derrubando expectativas de safra cheia no município.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Cláudio Scariote, atraso das chuvas terá ainda como consequência menor aproveitamento da safrinha de milho. A redução na área plantada será de apenas 10% - pois boa parte das sementes e coberturas para as lavouras já foram adquiridas - mas produtividade terá comprometimento, pois semeadura pode acontecer no mês de março.

Café

De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município e também gerente da Câmara Setorial do Café, Walter Ferreira Lima, os cafezais do Paraná receberam somente em junho cerca de 600 mm de chuvas, derrubando boa parte dos grãos e comprometendo qualidade do produto.

Em Centenário do Sul, no norte do Estado, custo total de produção é de R$423/saca, enquanto valor pago pelos melhores cafés não chega a R$340. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário