Safra 2012/13: Precipitações ainda irregulares em importantes regiões produtoras

Publicado em 05/12/2012 18:48
O retorno das chuvas em alguns estados favorece o plantio e ajuda na recuperação da soja, mas precipitações ainda estão irregulares em importantes regiões produtoras.

Em Ourizona, no Paraná, em outubro produtores registraram 53 mm de precipitações, enquanto no mesmo período do ano passado volume foi de 190 mm. Mesma situação em novembro, com 65 mm, ante 150 mm de novembro de 2011. 

Segundo o produtor rural, William Trevizan, seca já compromete desenvolvimento vegetativo da soja e perdas já chegam a 10% da produção estimada. “Caso não chova até o final de semana, prejuízo pode ser maior”, afirma. 

Enquanto isso, na região de Balsas, no sul do Maranhão, chuvas estão regulares e favorecem desenvolvimento da soja, após um período de instabilidade climática que levou ao replantio de algumas localidades. 

Em Tapurah, no Mato Grosso, plantio da soja teve início com atraso devido à irregularidade das chuvas em setembro e outubro, prejudicando safrinha de milho, que não sofrerá redução de área, mas terá produtividade comprometida. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Silvésio de Oliveira, semeadura da safrinha deve acontecer até meados de março, embora janela ideal de cultivo vá até 20 de fevereiro. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário