Plantio da soja 2012/13 está praticamente encerrado no PR

Publicado em 07/12/2012 16:18
De acordo com o último boletim do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, divulgado ontem (06), o plantio da soja 2012/13 está praticamente encerrado no estado. Cerca de 99% da área total estimada, 4,62 milhões de hectares, já foram semeados. No estado, houve um incremento na área em torno de 5% nesta safra em relação à safra 2011/12. 

A produção da soja paranaense está projetada em 15,19 milhões de toneladas, uma elevação de 40% em comparação com a safra anterior. E devido aos altos preços do grão no mercado interno e internacional, os produtores do estado já comercializaram 35% da produção atual. Em igual período de 2011 esse percentual era de 21%. 

Apesar do cenário otimista, as condições climáticas têm deixado os produtores apreensivos haja vista que as chuvas estão irregulares. Do mês de julho até o final de setembro o clima foi mais seco, com poucas precipitações. Em outubro, houve uma maior quantidade de chuvas, no entanto, ainda de forma irregular e esparsa.

Do mesmo modo, o mês de novembro também apresentou poucas precipitações, o que pode comprometer a produção caso não volte a chover regularmente nas próximas semanas. A previsão para dezembro é que haja precipitações mais expressivas no Paraná. 

Ainda de acordo com o boletim, as lavouras semeadas estão nas fases de germinação (2%), desenvolvimento vegetativo (72%), floração (21%) e frutificação (5%). Já os preços da soja no mercado continuam elevados, em algumas praças do estado, como Campo Mourão, Cascavel e Francisco Beltrão, a saca de 60 kg é comercializada a R$ 70,00.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário