Soja: Demanda aquecida por grão e derivados impulsiona altas

Publicado em 14/12/2012 09:47 | Atualizado em 14/12/2012 13:41
Nesta sexta-feira (14), a soja opera com expressivas altas na Bolsa de Chicago. Por volta das 10h (horário de Brasília), as posições mais próximas registravam ganhos de mais de 13 pontos. O vencimento janeiro/13 já se aproximava dos US$ 15 por bushel, operando a US$ 14,90, com alta de 13,75 pontos. 

A demanda aquecida pela soja norte-americana, praticamente a única disponível no mercado, tem sido o principal suporte de pressão para os preços. Nesta quinta-feira (13), o USDA reportou as exportações semanais dos EUA em mais de 1 milhão de toneladas, e o volume ficou bem acima das expectativas do mercado. A China, como tradicionalmente acontece, foi a principal compradora da commodity. 

"O movimento de alta permanece enquanto a demanda nos Estados Unidos estiver presente. Para este período onde os estoques nos Estados Unidos estão apertados, com qualquer demanda fora do esperado, os mercados reagem", disse Mário Mariano, analista de mercado da Novo Rumo Corretora. 

Além disso, nesta sexta, o Nopa (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosa dos EUA), deverá divulgar os números sobre o esmagamento de soja em novembro nos EUA e já se espera que seja maior do que o mês anterior, expectativa que também motiva a altas das cotações na sessão de hoje. 

De acordo com Mariano, espera-se que o esmagamento chegue a 4.300 milhões de toneladas, contra 4.200 milhões do mês anterior. "Isso quer dizer que a demanda também por farelo está um pouco mais aquecida e favorece o avanço de hoje".
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal
Tags:

3 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Que interessante, o Canal Rural só fala de soja, esquecendo-se do café um dos maiores sensibilizadores do saldo positivo na balança comercial...Todo mundo somente falando em soja, só porque está em alta, o difícil é focar no café que está em baixa...Como diz o ditado: "Ao cão doido, todos a ele"...

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    A s^ca provocou estragos em diversos produtos que deverão ser substituidos pela proteina da soja,tais como:feno de alfafa,fenos de capins,a propria pastagen,a diminuiçaõ da produção de ddgs pela menor produçaõ de etanol,assim como a qualidade de todos estes itens que se faz uso no arraçoamento animal.sem contar que a seca continuou no cinturão do milho e já existem prognósticos de que há possibilidade de que este clima sêco atrapalhe a proxima safra.Enfim o quadro sempre foi este e o aumento da demanda era iminente .O perigo foi esconder a realidade e agora correr o risco de não encontrar o produto, por não ter acontecido o racionamento.

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    É estupenda a demanda por soja, farelo e oleo americano. Soja vendida alcança 81pct, farelo 75pct e oleo 112pct. Nesse ritmo de demanda em 6 semanas não haverá mais soja disponivel para vender dos Estados Unidos e ainda faltarão 8 meses para cumprir de exportações até 31/ago/2013. Repito, indepedente do clima na america do sul, os preços precisam de forte escalada de alta para inibir a demanda.

    0