Abiove estima melhores margens para as indústrias brasileiras processadoras de soja em 2013

Publicado em 17/12/2012 14:11
A Abiove (Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais) afirma 2013 deverá ser um ano de margens melhores para a indústria processadora de soja diante de uma possível safra brasileira recorde na temporada 2012/13. Segundo a entidade, isso deverá acontecer mesmo frente ao aumento dos custos logísticos.

Com um expressivo aumento do volume de soja produzido, as indústrias deverão reduzir a ociosidade de sua capacidade em, segundo o diretor da associação, Fábio Trigueirinho, cinco pontos percentuais, passando a 25%. 

Entretanto, ainda assim, os maiores custos com o transporte da soja poderiam limitar essa melhora das margens. No pico da safra, ainda de acordo com dados da instituiçao, os custos com frete rodoviários deverão registrar um incremento de algo entre 40 e 50%. Esse aumento se deve, principalmente, ao aumento de volume a ser transportado e a uma escassez de caminhões. 

A estimativa da Abiove é de que o Brasil produza 81,3 milhões de toneladas, 20% mais do que no ano passado. Para as exportações, a projeção é de 55,2 milhões de toneladas de soja em grão e derivados. A receita desse total será de US$ 30 bilhões, valor recorde. Já para este ano, estima-se que o Brasil venda para o exterior 46,8 milhões de toneladas e uma receita de US$ 25 bilhões. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário