Após semana de perdas, soja sobe na CBOT com recuperação técnica

Publicado em 21/12/2012 10:33 e atualizado em 21/12/2012 11:31
A sexta-feira (21) é de recuperação técnica para o mercado internacional da soja. Na sessão de hoje, os vencimentos mais negociados da soja já chegaram a subir mais de 16 pontos e, por volta das 11h10 (horário de Brasília), os ganhos era de pouco mais de 10 pontos. As altas chegam após uma semana de intensa perda para a commodity, que viu alguns contratos sendo negociados abaixo dos US$ 14/bushel. 

Durante esta semana, a soja operou em queda por quatro sessões consecutivas refletindo, principalmente, as boas expectativas para a safra 2012/13 da América do Sul. Além disso, sentiu ainda a pressão dos cancelamentos de compras da China de soja nos Estados Unidos, anunciados por duas vezes nessa semana. 

"A reação de um mercado que vem trabalhando em uma defensiva de valores e essa defesa seria por conta, apenas, de uma recomposição dos estoques globais. Então, você também começa a preocupar-se com as perdas na produção de trigo na Europa, que já está confirmada", diz Mário Mariano, analista da Novo Rumo Corretora. 

De acordo ainda com analistas ouvidos pela agência Bloomberg, essa recuperação técnica é estimulada ainda pelas compras dos investidores que surgem após a liquidação de posições registradas no dia que pressionaram severamente o mercado,levando os preços da soja ao menor patamar em um mês na sessão desta quinta-feira (20).

Paralelamente, a agência norte-americana Telvent DTN afirma também que no final da próxima semana, importantes regiões produtoras do Brasil irão passar por um período de dias mais secos e o mercado também estaria se apoiando nessa informação, para sustentar essa recuperação de hoje. 

Bolsa de Dalian - Assim como em Chicago, na Bolsa de Dalian, na China, a soja também subiu e fechou os negócios desta sexta-feira em alta. Entretanto, segundo agências internacionais, o mercado chinês estaria descolado de Chicago e estaria acompanhando a firmeza no cenário interno da China. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • PATRICK VALDIERRI TECHIO PEREIRA Cruz Alta - RS

    Realmente as perspectivas para o mercado da soja safra 2013 estão muito voláteis, sendo influenciado principalmente na expectativa do clima favorável para a América do Sul, portanto produtores, fiquem atentos para realização de bons negócios futuros buscando uma boa rentabilidade para a cultura dentro do mês de janeiro de 2013.

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    A queda dos preços das commodities agrícolas resultaram de um balanço no fluxo de capital dos fundos de investimentos, com apuração de lucros nas commodities agrícolas para compensar as perdas em muitos outros ativos perdedores. Ademais os fundos desmobilizaram posições para buscar o strike 14,00 para as opções de soja, onde naturalmente sairão fortemente armados em opções, para uma nova escalada de altos preços para as commodities agrícolas, cujos fundamentos apontam um cenário extremamente construtivo, principalmente para o 1º. e 2º. trimestre de 2013. Historicamente o menor estoque sempre resultou no maior preço e não há dúvidas sobre a escassez que o mercado enfrenta, similar e talvez muito mais escasso de suprimento como aconteceu em 1973. Aproveito a oportunidade para desejar boas festas à equipe do Noticias Agrícolas e ao Canal Rural pela grande contribuição que nos oferece. Extensivo a todos que participam deste nosso clube de amigos e leitores que promovem nossa agricultura. Forte abraço a todos vocês.

    0