Após semana negativa, soja fecha com mais de 20 pontos de alta

Publicado em 21/12/2012 17:16
Nesta sexta-feira (21), a soja fechou com mais de 20 pontos de alta, registrando uma significativa recuperação técnica depois de uma semana de severas baixas. Nos últimos três dias, a commodity perdeu quase US$ 1, segundo explicou Vinícius Ito, analista da Jefferies Corretora, de Nova York. 

Durante essa semana, a soja cedeu, principalmente, diante das notícias de cancelamento de compras de soja por parte da China. Foram dois anúncios e o total cancelado, de alguns carregamentos, foi de mais de 800 mil toneladas. 

“O mercado cedeu quase por US$ 1, então hoje há uma pequena recuperação. O mercado parece estar estabilizado, e estamos olhando a pauta de exportação todo dia para ver se não vem mais anúncio de cancelamento da China, porém muitas pessoas estimam que esses anúncios são uma forma de troca de origem”, explicou Ito.

Portanto, depois desse expressivo recuo, o mercado acabou encontrando espaço para essa recuperação técnica, apoiando-se ainda em alguns fundamentos positivos como a demanda aquecida e os estoques de soja muito ajustados. Porém, esses dados de exportações norte-americanas têm sido acompanhadas muito de perto pois têm contribuido muito para a definição do tom do mercado. 

Além disso, o mercado ainda trabalha com muitas especulações já que há muita indefinição sobre qual o ritmo que a demanda internacional tomará e principalmente qual ser´o volume de soja ofertado pela América do Sul. 

No Brasil, as condições são favoráveis e as lavouras se desenvolvem bem. As estimativas para a colheita brasileira variam, portanto, entre 82 e 84 milhões de toneladas. Na Argentina, porém, a situação ainda é mais complicada e a safra, uma incógnita, já que ainda não é possível mensurar quais serão as consequências das chuves excessivas que têm comprometido o processo de plantio no país. 

“Como tem muito tempo para o desenvolvimento da fase crucial da safra da América do Sul, então é difícil que o mercado caia mais sem saber que tipo de oferta teremos no hemisfério sul mesmo porque nos EUA os estoques continuam baixos e a utilização está acima do necessário para atingir metas de exportações e esmagamento”, disse o analista, direto de Nova York. 

Com a proximidade do final do ano, o volume de negócios é, tradicionalmente, menor e isso faz com que os investidores operem de forma mais defensiva, à espera de mais notícias que possam movimentar o mercado de forma mais expressiva. “Não esperaria nenhuma retomada explosiva, pois existe potencial dos chineses cancelarem mais. O mercado merece cair menos, e estabilizar tentando formar uma base”, conclui Ito. 

Veja como ficaram as cotações no fechamento desta sexta-feira (21)



Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    caro como vilsom ambrosi de chapadinha maranhao gostaria de saber se a areas disponiveis para soja na sua regiao para compra ou arendamento estive olhando google mapas me parece que a espaço para espançao de novas areas na regiao. se puder gostaria de falar contigo pelo email o meu e [email protected] aguardo resposta obrigado,abraços.

    0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    whasout,não é necessariamente um cancelamento de compras,pode ser uma quebra de contrato em que as partes convencionam ou multas ou novas condições,podem acontecer por vários motivos,e acontecem semprem que os mercados estão voláteis,podem interessar a ambas as partes .O que interessa é se os embarques fisicos estão diminuindo,e isto naõ aconteceu nos EUA,.O fato de que nossos embarques de soja sumiram deve ser porque se embarcou a mais do que podíamos e o mercado interno reagiu e colocou altos premios.Portanto,acredito que os preços não estão altos o suficiente para formar estoques.

    0