Grãos: Mercado testa recuperação e fecha semana com leve alta

Publicado em 28/12/2012 18:15

A soja fechou a sessão desta sexta-feira (28) em alta na Bolsa de Chicago. Os dois últimos pregões foram de realização de lucros e, com isso, as cotações tentaram uma recuperação neste pregão. Os futuros do óleo e do farelo de soja também terminaram o dia do lado positivo da tabela.

O principal motivo que estimulou a retomada dos preços foi a boa demanda pelo produto norte-americano. Nesta sexta, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 165 mil toneladas de soja para a China a serem entregues na temporada 2012/13.

Paralelamente, há ainda o suporte vindo dos fundamentos ainda positivos. Ao mesmo tempo em que a demanda é bastante aquecida no cenário mundial, os tempos ainda são de oferta escassa e estoques historicamente baixos. A esperança vem da safra que, em poucos meses, chegará da América do Sul.

Há algumas incertezas ainda sobre o potencial da colheita sulamericana. Sobre o Brasil, as expectativas são muito boas já que as condições climáticas, em linhas gerais, são muito favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Já na Argentina, o clima ainda se mostra ligeiramente adverso e as chuvas excessivas comprometeram o plantio do ciclo 2012/13.

Assim como a soja, milho e trigo fecharam o pregão em alta. Os ganhos foram menos expressivos, porém, também exibiram uma tentativa de recuperação dos contratos mais negociados em Chicago. Uma melhora na demanda pelos grãos norte-americanos também influenciaram a alta.

Argentina - De acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, cerca de 1 milhão de hectares foram afetados pelas chuvas excessivas, atrasando a colheita do trigo em 11% e o plantio do milho em 5% em relação à temporada anterior.

Veja como ficaram as cotações no fechamento desta sexta-feira (28):

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário