Embrapa apresenta cultivares de soja para safra 2013/2014 em MS

Publicado em 17/01/2013 14:51
Em Mato Grosso do Sul, os produtores de soja já estão na expectativa da colheita da principal cultura de verão no Estado, mas já planejando a safra 2013/2014. É por esse motivo que, em meados de janeiro e início de fevereiro, são realizados Dias de Campo e Encontros Tecnológicos em diversas instituições, públicas e privadas, para demonstrar as variedades de soja para a próxima safra.

Neste ano, a primeira participação da Embrapa em eventos de demonstração de tecnologias está sendo no 15º Encontro Tecnológico Semen Barra, evento na Linha do Barreirão em Dourados, que acontece de 16 a 18 de janeiro. Ainda em janeiro, de 23 a 25, a Embrapa também estará no Showtec 2013, em Maracaju/MS.

Na Semen Barra, a Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da equipe da Unidade de Pesquisa em Dourados, está demonstrando as características de cultivares da Embrapa desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional. São elas: BRS 239, BRS 282, BRS 284, BRS 317, BRS 359RR, com destaque para a soja transgênica BRS 360RR.

Cultivares de soja convencional

BRS 239 - possui tipo de crescimento determinado, maturação semiprecoce, resistente nematoides de galha. Excelente potencial de rendimento de grãos, com maiores produtividades.

BRS 282 - possui tipo de crescimento determinado, destaque para o excelente potencial produtivo também em áreas com presença de nematoide de galha.

BRS 284 - é precoce com tipo de crescimento indeterminado, e possui excelente potencial produtivo também em áreas com presença de nematoide de galha Meloidogyne javanica.

BRS 317 - possui tipo de crescimento determinado, excelente potencial produtivo, principalmente nas regiões abaixo de 700 m e também em áreas com presença do nemaoide de galha Meloidogyne incognita.

Cultivares de soja transgênica

BRS 359RR - possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, também em áreas com altitudes acima de 600 metros. A semeadura antecipada, aliada à precocidade, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. É resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis.

BRS 360RR - também é precoce, possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes menores que 600 metros. A semeadura antecipada, favorece a melhor época da 2ª safra de milho. É resistente ao nematoide Rotylenchulus reniformis.

Dias de Campo

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Embrapa Agropecuária Oeste estará presente em vários dias de campo, com datas sujeitas à alteração. Para mais informações, ligue na Transferência de Tecnologia da Unidade de Pesquisa:  (67) 3416-6866. Confira as localidades:

1 - Dia de Campo de Laguna Carapã - 26 de janeiro, às 8 horas - parceria com a Coamo de Laguna. Haverá apresentação de cultivares de soja: BRS 232, BRS 284, BRS 317 e BRS 360RR;

2 - Dia de Campo Fazenda Azulão - Dourados - 29 de janeiro, às 15 horas - em parceria com a Técnica Rural - apresentação da cultivar de soja BRS 360 RR;

3 - Dia de Campo da Embrapa Agropecuária Oeste - 30 de janeiro, às 7h30, com apresentação de cultivares de soja da Embrapa e de temas relacionados à sucessão de soja-milho safrinha.

4 - Dia de Campo na Picadinha - 31 de janeiro, às 8 horas, parceria com a Coopasol e Fundação Meridional, apresentação das cultivares de soja: BRS 295RR, BRS 316 RR, BRS 359RR e BRS 360RR;

5 - Show da Soja Agrojangada Itaporã - 1º e 2 de fevereiro, local Agrojangada de Itaporã - parceria Agrojangada e Fundação Meridional - Apresentação da cultivar de soja BRS 360RR.

6 - Dia de Campo de Amambai - 2 de fevereiro, às 8 horas - parceria com a Coamo Amambai - apresentação das cultivares de soja: BRS 284, BRS 232, BRS 317 E BRS 360RR.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário