Na Argentina, 92% da área de soja já está plantada e estimativa é de uma produção de 52 milhões de toneladas

Publicado em 17/01/2013 16:02
O Ministério de Agricultura da Argentina informou que, até o último dia 10, 92% da área de soja do país, estimada para a safra 2012/13 em 19,35 milhões de hectares, havia sido plantada. Caso essa área se confirme, o incremento em relação à temporada 2011/12 será de 3,6%, quando foram semeados 18,67 milhões de toneladas. 

Ainda de acordo com o ministério, 4% das lavouras já estavam emergindo e 46% se encontravam em desenvolvimento vegetativo. Além disso, informou ainda que 84% das plantações se mostravam em boas ou muito boas condições. 

O plantio de soja na Argentina, principalmente na sua fase inicial, foi severamente comprometido pelo excesso de chuvas e, por consequência, está terminando mais tardiamente. O país passou por uma situação climática semelhante no ano passado, que foi seguida por uma séria estiagem, entretanto, segundo explicou Pablo Adreani, analista de mercado da AgriPAC, da Argentina, o quadro em 2013 é menos preocupante. 

"O plantio foi feito um pouco mais tarde por conta do excesso de chuvas e umidade. Porém, a condição do cultivo de soja hoje na Argentina é dez vezes melhor do que no ano passado. O que precisamos agora é que não tenhamos seca nos próximos 20 dias, os produtores precisam de chuva para um melhor rendimento", disse. 

Para Adreani, caso a produtividade não seja prejudicada e as condições climáticas sejam favoráveis, a Argentina poderá produzir algo entre 52 e 53 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa da AgriPAC. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário