Chicago: Soja observa clima na América do Sul e opera com volatilidade

Publicado em 28/01/2013 09:17
O mercado internacional de grãos iniciou mais uma semana operando com volatilidade na Bolsa de Chicago. O principal foco dos investidores ainda é o andamento do clima na América do SUl e os negócios vem se direcionando a cada nova previsão climática. Entretanto, ainda há muita incerteza sobre o real impacto das condições climáticas na produção do Brasil e da Argentina, o que faz com que as operações permaneçam voláteis. 

Nos últimos 10 dias, os futuros da soja registraram importantes ganhos diante de um clima desfavorável em importantes regiões produtoras sulamericanas e ao longo da última semana foram realizando lucros, devolvendo parte das altas. Entretanto, o recuo foi potencializado diante de informações de chuvas sendo registradas na Argentina. 

Porém, as precipitações foram relatadas como insuficientes e o mercado voltou a se recuperar. Na manhã desta segunda-feira, por volta das 9h (horário de Brasília), os principais vencimentos já operavam com altas de pouco mais de 4 pontos. Porém, confirmando a volatilidade, as posições já passaram novamente para o campo misto, as mais próximas ainda do lado positivo da tabela  e as mais distantes já no vermelho, mas com perdas bem pouco expressivas. 

"As primeiras indicações são de que as chuvas no Rio Grande do Sul e na Argentina foram muito pequenas para as lavouras que estão de 20 a 30 dias sem receber boas chuvas e o mercado começou a olhar para isso como um fator positivo para essa semana. Se não voltar a chover, o mercado volta a crescer em cima do fator clima aqui na América do Sul", diz Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting. 

O mercado da soja em Chicago conta ainda com a sustentação vinda do lado da demanda. A procura mundial por soja mantém seu ritmo aquecido e a única oferta disponíevl nesse momento é a norte-americana. As exportações de soja dos EUA registram seu mais aquecido ritmo de todos os tempos e esse acaba sendo, portanto, mais um fator de suporte para os preços no curto prazo, segundo os analistas. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário