Soja: safra do Paraná deve ser 41% superior em relação à do ano passado

Publicado em 28/01/2013 10:16
De acordo com o boletim de acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, a produção estimada de soja é de 15,3 milhões de toneladas na safra 2012/13. O número representa um crescimento de 41% em relação à temporada anterior que alcançou 10,8 milhões de toneladas. 

Do mesmo modo, a área plantada também aumentou 5%, passando de 4,39 milhões de hectares na safra 2011/12 para 4,63 na produção atual. Além disso, os produtores paranaenses estão animados com os preços do grão com a saca de soja sendo negociada, em média, a R$ 59,00. 

Já a colheita da soja está se iniciando no Paraná, e tende a se intensificar na segunda quinzena do mês de fevereiro e março. Em algumas regiões produtoras o percentual colhido é de 3,3%, no caso do Núcleo Regional de Toledo. Segundo o Deral, em todo o estado o número é de 1% da área total projetada. 

Cerca de 92% das lavouras estão em boas condições, 7% têm desenvolvimento médio e 1% estão em condições ruins, conforme aponta o boletim. E as plantações semeadas, em torno de 55% em fase de frutificação, 24% em floração, 16% maturação e 5% em desenvolvimento vegetativo. 
Ainda de acordo com a Secretaria, apesar das chuvas terem sido favoráveis no início do sem de janeiro, os últimos dias registraram o tempo mais seco e quente. No entanto, os produtores e técnicos acreditam que a safra da soja 2012/13 seja compensadora e apresentem um bom rendimento.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Everson M. Danguy Tuneiras do Oeste - PR

    Só que esqueram de citar nesta matéria que na safra passada as regiões produtoras de soja sofreram com uma estiagem maior,e que muitos agricultores estavam colhendo 20,25,30 sacas por "ALQUEIRE" assim fica facil dizer que o paraná vai colher 41% a mais que a safra anterior!!!

    0
  • Rodinei Marcos Matiazzo Boa Ventura de São Roque - PR

    41% de aumento balela, tenho viajado pelo nosso Estado e essa não é a realidade de fato, em nossa região o soja esta agonizando por falta de chuvas a 13 dias não chove e a previsão se vier será a partir de sexta feira. até la acredito 15% da soja já foi. 41% de aumento piada de mal gosto isso.

    0